O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manifestou hoje apoio ao plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para Gaza, mas condicionou-o a mudanças “radicais” na Autoridade Palestiniana (AP).
O plano de 20 pontos de Trump, hoje apresentado na Casa Branca na presença de Netanyahu, contempla para o enclave sob invasão israelita um governo de transição palestiniano sem o Hamas, movimento islamita que protagonizou o ataque de outubro de 2023 contra Israel.
Para Netanyahu, mesmo a AP – mais moderada e que governa na Cisjordânia ocupada – não terá “qualquer papel a desempenhar” em Gaza sem mudanças “radicais”.
Segundo o primeiro-ministro israelita, ao abrigo do plano Israel irá manter “responsabilidade de segurança” em Gaza.
Se o Hamas não aceitar o plano de Trump, Israel irá “levar a tarefa até ao fim” em Gaza, que invadiu na sequência do ataque do Hamas, com o objetivo de erradicar este movimento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com