Netflix, HBO ou Amazon Prime. Estas são as principais plataformas de streaming que disponibilizam os seus filmes e séries preferidos sem ter que fazer download ou sair de casa.
Mas tem noção de quanto lhe custa ver um episódio da sua série preferida? E de que a escolha de aceder a estas plataformas através do computador ou televisão influencia o seu orçamento mensal?
Para ter uma ideia do real impacto na sua fatura de eletricidade, a consultora de tarifas de energia e telecomunicações, Selectra realizou um estudo que lhe permite perceber o custo por cada hora de visualização de conteúdos em plataformas de streaming e como este se vai refletir na sua conta ao final do mês. Nesse sentido, elaborou diferentes cenários que têm em conta não só a tarifa de energia contratada, como também o suporte que utiliza para ver estes conteúdos.
É importante referir que o valor vai depender das horas a que assiste e do aparelho que utiliza. Isto é, tendo em conta que a sua televisão tem uma potência média de 115 watts, o custo por uma hora de visualização de conteúdos em streaming irá ser de 2,1 cêntimos no caso de ter uma tarifa contratada simples e, num panorama de tarifa bi-horária, 2,6 cêntimos em horas de pontas (8-22h) e 1,3 cêntimos durante as horas de vazio (22h-8h), de acordo com os cálculos da Selectra.
Por outro lado, e devido à menor potência exigida pelo computador portátil (cerca de 95 watts), os valores vão ser mais baixos face aos da televisão. Assim, ver a sua série preferida irá-lhe custar 1,7 cêntimos por hora a partir de uma tarifa simples, e no caso da tarifa bi-horária, 2,1 cêntimos em horário de ponta e 1,1 cêntimos em horas de vazio, estima a consulta.
Qual vai ser o impacto na minha fatura da luz?
Consideremos que durante o mês de Setembro, vai ver um filme ou dois episódios de uma série por dia, o que equivale a uma média de visualização de duas horas.
Se costuma aceder às plataformas streaming a partir da televisão, isto vai representar cerca de 1,56 euros do total da sua fatura (isto se tiver assistido sempre entre as 8h-22h), 0,78 euros caso tenha assistido durante horas de vazio e 1,23 euros como preço fixo, na hipótese de ter uma tarifa simples.
Se porventura, utilizar preferencialmente o computador, o custo de ver 60 horas ( duas horas por dia/30 dias) de filmes, ir-lhe-á custar cerca de 1,02 euros, caso tenha contratada uma tarifa simples, e numa situação de tarifa bi-horária, 1,29 euros em horas de ponta e 0,64 euros em horas de vazio.
Assim, e com o objetivo de diminuir o valor da sua conta de eletricidade, a Selectra aconselha a que assista a sua maratona de filmes a partir do computador e entre as 22h-8h, uma vez que é o horário mais económico. No entanto, deverá ter em conta que se a sua tarifa de energia for simples, o preço será sempre o mesmo, independentemente da altura do dia que escolher para ver as estreias que tanto deseja
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com