De um lado, empreendedores inovadores com soluções escaláveis para a reciclagem de pneus. Do outro, empresas e especialistas focados na sustentabilidade. A ligá-los, o programa NextLap, criado em 2021 e promovido desde o primeiro momento pela ValorPneu, a entidade gestora do fluxo de pneus em Portugal desde 2002, juntamente com a Beta-i, uma empresa portuguesa de consultoria em inovação corporativa sedeada em Lisboa e com escritórios em Bruxelas, Boston e São Paulo. O impacto é global e o objetivo é promover a circularidade completa da vida dos pneus. Em outubro passado foi lançado o NextLap Tech Hub. Trata-se da terceira edição do programa e já há empresas a desenvolver produtos inovadores.
Um programa absolutamente necessário
Na Europa são descartadas mais de 3,5 toneladas de pneus por ano. No mundo, esta soma chega aos 30 milhões de toneladas. Destes, apenas cerca de 25% são reciclados, o que mostra a enorme lacuna em soluções e torna o NextLap num projeto de extrema necessidade para a sustentabilidade do planeta.
Olhando para o NextLap em todo o seu alcance, podemos defini-lo como um programa que oferece desenvolvimento tecnológico e oportunidades de networking com parceiros da indústria, cultivando as ideias e as tecnologias de ponta que procuram dar utilidade a pneus em fim de vida.
Em que consistem as três etapas do NextLap Tech Hub?
Inovação Aberta
Oferece oportunidades para explorar e projetar colaborações piloto. É um incentivo à criatividade na busca de soluções.
Pode incluir workshops e bootcamps com importantes players da indústria, possibilita o networking com os decisores e as eventuais parcerias.
Sistemas de Inovação
Reservados aos inovadores selecionados, oferecem a oportunidade de experimentar e validar as suas soluções. São ainda uma oportunidade de trabalhar em estratégias para escalar e preparar a entrada no mercado.
Ecossistemas de negócio
Nesta última etapa, o desenvolvimento do produto é aprimorado e surgem as parcerias que podem permitir a conquista do mercado, ao unir os inovadores com fabricantes e distribuidores.
Soluções inovadoras e produtos viáveis
Tudo começou em 2021 com o NextLap 1.0. Tratou-se de um projeto de Inovação Aberta e reuniu soluções vindas de todo o mundo, cujo objetivo fosse incorporar borracha em fim de vida. Baseando-se nos resultados desta primeira edição, foi lançado o NextLap 2.0, um programa de aceleração para identificar soluções globais e agilizar a sua entrada nos mercados. Destas duas edições, surgiram 13 soluções vindas de startups e PME de 8 setores em 6 países.
Muito mais que um simples descarte
Dando sequência a todo este trabalho, a terceira edição do NextLap foi lançada em outubro passado sob a designação NextLap Tech Hub e inclui três etapas:
— Inovação Aberta;
— Sistemas de Inovação;
— Ecossistemas de Negócio
Estas três etapas complementam-se ao assegurar aos inovadores um apoio abrangente, com vista a garantir o melhor dos resultados finais. Senão vejamos: enquanto a Inovação Aberta se concentra em encontrar formas de desenvolver soluções, os Sistemas de Inovação garantem a sua viabilidade. Por sua vez, os Ecossistemas de Negócio promovem produtos disruptivos cuja entrada no mercado também é devidamente acompanhada (ver caixa). Assim, o NextLap consegue fechar o ciclo de vida dos pneus e garante que as soluções sairão, de facto, do papel transformando-se em produtos que, por si, contribuem para a sustentabilidade ambiental. Fruto deste programa, o desperdício é amplamente reduzido, a utilidade dos pneus é maximizada e o impacto ambiental é praticamente nula.
Apresentação de produtos em breve
O compromisso do NextLap Tech Hub com a inovação inclui a aplicação de processos avançados de reciclagem, tecnologias de ponta, exploração de novos materiais e o fomento de parcerias entre organizações de diferentes setores. Só assim será possível que, com os seus mais de 200 componentes, um pneu em fim de vida venha a originar uma série de produtos que não apenas terão grande utilidade, como serão também eles recicláveis. Materiais para isolamento de edifícios, solas de sapato, pisos, revestimentos para fatos de surf e peças para capacetes são apenas alguns exemplos. É esta a circularidade total dos pneus e são soluções como esta que a ValorPneu procura viabilizar através do NextLap Tech Hub. O caminho está aberto, o planeta agradece e, em breve, todos nós poderemos usufruir desta realidade. A apresentação de produtos devera ocorrer no segundo semestre deste ano e tudo indica que vai surpreender os mercados.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em parceria com a Beta-i.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com