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Nintendo vê lucro a cair 69% no segundo trimestre fiscal

No primeiro semestre do ano a empresa apresentou uma descida no lucro, para 108.658 milhões de ienes (655,5 milhões de euros), assim como nas vendas, que caíram 34,4% para 523.299 milhões de ienes (3.156 milhões de euros).
5 Novembro 2024, 11h48

A empresa japonesa de videojogos e consolas, Nintendo, terminou o segundo trimestre fiscal com uma queda de 69% no lucro líquido, até aos 27,7 mil milhões de ienes (166 milhões de euros). Trata-se de uma quebra significativa por causa das vendas da consola Switch, que continuam a afetar as contas da empresa até à saída no segundo modelo.

Também as receitas perderam terreno, caindo 17% em termos homólogos para 276,7 mil milhões de ienes (1,7 mil milhões de euros).

Já em relação ao primeiro semestre, que terminou em setembro, a Nintendo contabilizou lucros de 108,7 mil milhões de ienes (655,5 milhões de euros), significando uma queda de 59,9%. Também o lucro operacional da empresa caiu 56,6% para 121,5 mil milhões de ienes (732 milhões de euros).

Segundo os resultados apresentados, as vendas da empresa também apresentaram uma descida, de 34,4% para 523,3 mil milhões de ienes (3,2 milhões de euros).

Após estes resultados, a empresa com sede em Quioto reduziu as previsões para o ano fiscal, que termina em março de 2025. Agora, a Nintendo aponta para que o lucro operacional diminuía 32% e as vendas recuem 23%. No final do ano a empresa espera obter um lucro líquido de 300 mil milhões de ienes (1,8 mil milhões de euros).

Já sobre as vendas da Switch, a empresa aponta para uma descida de 13,5 milhões de unidades para 12,5 milhões. Só no primeiro semestre fiscal, a Nintendo registou a venda de 4,72 milhões de unidades, abaixo dos 6,84 milhões do período homólogo.

Estes números surgem numa altura que os analistas esperam pelo lançamento da nova consola, permitindo dar algum fôlego aos lucros e receitas da empresa nipónica. Ainda assim, o sucesso deste aparelho, lançado em 2017, tem sido sustentado pelo sucesso de filmes como “Super Mario Bros” e “The Legend of Zelda”, que visam impulsionar a venda dos jogos.

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