O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza Montserrat, disse nesta terça-feira que a normalização das relações políticas e diplomáticas com Espanha depende do Governo de Madrid e que espera um sinal nesse sentido por parte do presidente do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, revela a agência EFE.
“Dependerá da Espanha, não da Venezuela. Nós não estamos a atacar a Espanha nem a tentar que a sancionem ou a apoiar os independentistas”, afirmou Montserrat em conferência de imprensa em Genebra, onde participa na 37ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
No final de janeiro, o Governo venezuelano havia chamado o seu embaixador em Madrid, após as sanções adotadas na última segunda-feira pela União Europeia contra sete altos funcionários venezuelanos, nomeadamente o congelamento de ativos e a proibição de vistos para a UE.
Caracas acusa o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, de ser um dos principais responsáveis por essas medidas.
As relações entre Espanha e Venezuela estão tensas desde a eleição do Presidente Hugo Chávez (1999-2013), que morreu em 2013, tendo subido ao poder posteriormente o seu afilhado político Nicolás Maduro.
Em dezembro, a Venezuela teve a mesma atitude em relação aos embaixadores do Brasil e Canadá, que posteriormente tomaram medidas idênticas em relação os embaixadores venezuelanos nos seus respetivos países.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com