[weglot_switcher]

Noruega vai ser o primeiro país a desligar a rádio FM

Outros países da Europa e do sul da Ásia já mostraram intenções de apostar unicamente na rádio digital.
6 Janeiro 2017, 16h37

A Noruega vai retirar do ar o sinal FM no dia 11 de janeiro deste ano, tornando-se o primeiro país do mundo a tomar esta medida.

Atualmente, os noruegueses têm acesso a 22 estações nacionais de rádio digital, o que contribuiu para o já declarado fim das emissões FM, que será feito num processo gradual em que os sinais serão interrompidos por região.

A estação pública de radiodifusão NRK será a primeira a desligar o sinal, das cinco estações nacionais de rádio que os noruegueses ainda podem ouvir.

De acordo com o ministério da Cultura da Noruega, a digitalização das estações de rádio permitirá poupar cerca de 24 milhões de euros anualmente.

“O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio”, lê-se num comunicado do ministério.

Entre outras vantagens, a ministra da Cultura explicou que “os ouvintes terão acesso a um conteúdo de rádio mais diverso e plural e desfrutarão de uma maior qualidade de áudio, além de novas funcionalidades”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.