A sociedade Notícias Ilimitadas, controlada por um grupo de investidores do norte do País, está cada vez mais perto de adquirir à Global Media o controlo do “Jornal de Notícias”, do desportivo “O Jogo”, após a ERC ter aprovado a operação esta segunda-feira. A Notícias Ilimitadas vai também comprar 60% da empresa, até agora pertencente ao grupo Global Media, que detém a rádio TSF. Ao que Jornal Económico apurou, a Global vai manter participações de 30% no “JN”e no jornal “O Jogo”, juntamente com uma posição de 40% da TSF.
A Global manterá ainda no seu portfólio os jornais “Diário de Notícias”, “Dinheiro Vivo”, “Açoriano Oriental” e outras marcas do grupo.
A não-oposição da ERC era tida como crucial para a conclusão da operação, uma vez que a decisão do regulador dos media era necessária para que a Autoridade da Concorrência se possa pronunciar, não sendo de esperar que esta última vá contra a decisão da entidade reguladora liderada por Helena Sousa.
A Notícias Ilimitadas tem como acionista maioritária a sociedade Verbos Imaculados, que por sua vez é detida por um grupo de investidores que inclui o empresário Diogo Freitas (25%), a Parsoc (30%), a Misosystem (15%), a Ilíria (10%) e o jornalista Domingos Andrade (20%), que retoma as funções de diretor-geral editorial e diretor da TSF.
Depois da saída de Diogo Freitas, empresário de Ponte de Lima, da administração da Notícias Ilimitadas, por discordâncias quanto à forma como deveria ter lugar a reestruturação do “Jornal de Notícias”, de “O Jogo” e da TSF, os homens fortes da estrutura acionista da nova empresa de media são os empresários Alexandre Bobone (Ilíria) e José Rogeira de Jesus (Parsoc), bem como o diretor-geral editorial Domingos Andrade.
No total, a Notícias Ilimitadas vai investir cerca de 16 milhões de euros nestas aquisições, tal como avançou o jornal “Eco”.
Fundo polémico vai sair da Global Media e Galinha recupera controlo
Após a conclusão do negócio entre a Notícias Ilimitadas e a Global Media, terá lugar um rearranjo accionista neste último, com o empresário Marco Galinha a recuperar o controlo da empresa de media. Este movimento será feito por via da holding Páginas Civilizadas, que controla 50,25% da Global Media.
O grupo Bel, de Marco Galinha, vai comprar a participação do World Opportunity Fund na Páginas Civilizadas. Uma vez que a ERC decidiu retirar os direitos económicos que o polémico fundo sediado nas Bahamas detinha na Páginas Civilizadas e na Global Media, esta operação apenas necessitará de luz verde da Autoridade da Concorrência.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com