Nouriel Roubini: “Bitcoin é a mãe de todas as bolhas”

O economista juntou-se a várias personalidades do mundo financeiro a desaconselharem o investimento em criptomoedas. Em alternativa, fala da aposta em “fintech com modelos de negócio a sério”.

Bitcoin

As criptomoedas, grupo encabeçado pela bitcoin, são investimento especulativo desaconselhável, segundo Nouriel Roubini. Num artigo de opinião publicado na plataforma Project Syndicate, o economista de renome defendeu que o único uso real dos ativos digitais é “facilitar atividades ilegais, como transações de droga, evasão fiscal, fuga ao controlo de capitais ou lavagem de dinheiro”.

“Claramente, bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas, o que explica por que todos os seres humanos com quem estive entre o Dia de Ação de Graças e o Natal de 2017 me perguntaram se deveriam comprá-las”, explicou Nouriel Roubini, que apontou para um fenómeno de FOMO (fear of missing out).

O economista continua a explicar que, como em qualquer bolha financeira, os investidores não estão a apostar na bitcoin para a usar em transações, mas sim porque esperam que valorize. “Aliás, se alguém quisesse mesmo usar bitcoins, teria muitas dificuldades”, referiu, sublinhando a possibilidade de criptomoedas serem utilizadas em atividades criminosas.

“Portanto, esqueçam blockchain, bitcoin e outras criptomoedas, e comecem a investir em empresas fintech com modelos de negócios reais, que estão a proporcionar a revolucionação no setor de serviços financeiros. Não vai ficar rico durante a noite, mas terá um investimento mais inteligente”, acrescentou.

No ano passado, o valor da bitcoin disparou 1.500% e levou à emergência da criptomoeda nos mercados, tornando-se inevitável que as autoridades financeiras começassem a debater a questão. Atualmente a primeira de quase 1.500 criptomoedas, a bitcoin vale cerca de 11.120 dólares.

Relacionadas

Economista-chefe do BCE: “A bitcoin pode ajudar-nos” se for regulada

“Vamos agir sobre os riscos e a regulamentação”, incitou Benoit Coeure, num painel organizado pela agência Bloomberg, em Davos. O economista pediu ao G20 que debata o tema já em março.
Recomendadas

Paypal e criptomoedas

A Paypal pretende fazer parte do ecossistema das moedas digitais, preparando-se para integrar as novas iniciativas que se perfilam no horizonte. É cada vez mais certo que os bancos centrais irão emitir moedas digitais.

Wall Street fecha em alta depois de um dia ‘nervoso’

Wall Street fechou em alta esta quinta-feira, mas o dia foi bastante agitado, com os investidores a sentirem algum nervosismo face ao andamento do mercado. E da política. Finalmente, um analista disse que a perspetiva de estímulos económicos não mexe com o mercado.

Bolsas europeias fecham com perdas. EDP Renováveis penaliza Lisboa

As maiores quedas do PSI-20 foram a energética EDP Renováveis, que tombou 3,01%, a papeleira Semapa, que caiu 2,44% e a tecnológica Novabase, que desvalorizou 2,35% para 3,33 euros.
Comentários