[weglot_switcher]

Nova Iorque festeja fim de shutdown com otimismo

O mercado de ações foi impulsionado por um “rally” nas tecnológicas, que revertam as perdas acentuadas da semana passada.
Andrew Kelly/Reuters
10 Novembro 2025, 21h35

Wall Street encerrou a primeira sessão de bolsa da semana em alta, com os investidores a festejarem o fim à vista do “shutdown” depois de os senadores terem dado um passo crucial rumo a um possível acordo para pôr fim à histórica paralisação do governo dos EUA.

O mercado de ações foi impulsionado por um “rally” nas tecnológicas, que revertam as perdas acentuadas da semana passada.

O S&P 500 acelerou 1,54% para 6.832,42 pontos, o tecnológico Nasdaq Composite ganhou 2,27% para 23.527,17 pontos e o industrial Dow Jones valorizou 0,81% para 47.368,63 pontos.

O Senado chegou a entendimento para prolongar o financiamento do Governo até janeiro. Para além de restabelecer uma normalização de serviços, o término da paralisação pode fazer chegar brevemente aos mercados muitos dos dados macroeconómicos cuja divulgação tem vindo a ser adiada, entre os quais os de criação de emprego e a evolução da inflação nos EUA. O setor tecnológico é o mais entusiasmado.

O fim da paralisação reacendeu o apetite dos investidores pelo risco. Assim Nvidia e a Palantir – duas das empresas mais afetadas na semana passada – aceleraram, respetivamente, 5,79% e 8,81%.

Noutros mercados os futuros do Petróleo fecharam em alta com otimismo sobre fim do shutdown e expectativa de relatórios macro. O avanço nas negociações nos EUA e pausa da OPEP+ na produção sustentam preços do WTI e Brent.

O petróleo WTI para dezembro, negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex), fechou em alta de 0,64% ( para 60,13 dólares o barril. Já o Brent para janeiro, negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), avançou 0,68% para 64,06 dólares o barril.

O euro recua 0,0% para 1,1562 dólares.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.