Novabase e Técnico reforçam parceria que abre porta do mercado de trabalho a jovens engenheiros

Protocolo assinado esta terça-feira, 29 de setembro, entre as duas entidades prevê também o apoio da tecnológica à equipa de Formula Student do IST, que este ano vai desenvolver o primeiro carro com condução autónoma.

A Novabase e o Instituto Superior Técnico (IST) assinam esta terça-feira, 29 de setembro, o protocolo que renova a parceria que as une há três anos. A parceria abrange três campos principais, o primeiro dos quais é o “reforço da ligação da tecnológica aos jovens talentos” que saem do Técnico, apoiando-os no primeiro contacto com o mercado de trabalho.

À semelhança dos anos anteriores, o protocolo assinado entre as duas entidades prevê também o apoio à equipa de Formula Student do IST, que este ano, além de construir e competir com um novo carro elétrico, vai desenvolver o seu primeiro carro com condução autónoma.

A Novabase vai atribuir duas bolsas de estudo anuais para alunos de mestrado. Adicionalmente, serão concedidos dois prémios de mérito a grupos de alunos, no âmbito da unidade curricular de Engenharia de Software.

A parceria prevê ainda o apoio no equipamento e operação de um laboratório de computadores para uso dos alunos do Técnico por parte da tecnológica.

A parceria IST-Novabase foi uma das primeiras a ser estabelecida no âmbito da Rede de Parceiros do Técnico e é, nas palavras de Pedro Amaral, vice-presidente do Instituto Superior Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, “um excelente exemplo de promoção das relações Universidade-Indústria”. A parceria começou formalmente em 2017.

“A captação de talento jovem e qualificado continua a ser um desafio na área das tecnologias da informação. Esta parceria é muito importante para nós, não só porque reconhecemos o IST como uma das melhores universidades de tecnologia do país, mas também porque nos permite contribuir para a formação de jovens talentos ao preencher as lacunas existentes no mercado de trabalho com o melhor do talento nacional”, destaca, por seu turno, João Nuno Bento, CEO da Novabase.

Recomendadas

Há 52.242 vagas para estudar no ensino superior em 2021/22. Áreas digitais crescem 3% face ao ano passado

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior arranca dia 6 de agosto e traz mais 385 vagas nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos, com exceção de Medicina. A candidatura é online no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

Instituições de ensino e formação procuram combinação virtuosa entre presencial e online

Na mesa redonda do JE sobre Os Desafios da Formação em Portugal, esta sexta-feira, Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, e Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, revelam como estão a preparar o próximo ano letivo. Jorge Lopes, diretor da Rumos Formação, diz ter a expectativa de que as empresas portuguesas voltem a investir em formação e a Rumos está preparada para responder.

Da sala de aula para o ensino a distância: três exemplos de adaptação em tempo recorde

Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Lopes, Diretor da Rumos Formação, e Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, contam como as suas instituições enfrentaram e venceram a pandemia da Covid-19. Foi esta sexta-feira, 30 de julho, na mesa redonda Os Desafios da Formação em Portugal, promovida pelo Jornal Económico.
Comentários