A Comissão Técnica Independente (CTI) que irá estudar as opções para a escolha do novo aeroporto de Lisboa, através da sua coordenadora, Maria do Rosário Partidário, destacou esta quinta-feira, após ser conhecida a ‘shortlist’ relativamente às sete localizações e nove opções estratégicas que irão agora ser alvo de um estudo mais detalhado, que a ideia passava por uma lista mais reduzida.
“A minha ideia original era sair daqui com duas ou três opções mas a resolução do Conselho de Ministros pediu que estudássemos pelo menos aquelas cinco opções; tinha falta de fundamentação para excluir as opções que nos foram colocadas como alternativa ao Humberto Delgado. Há aqui várias possibilidades no que diz respeito à transição”, realçou esta coordenadora.
Sete localizações e nove opções estratégicas foram as escolhas anunciadas esta quinta-feira pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a localização do novo aeroporto de Lisboa, de acordo com informação avançada no encerramento desta primeira fase do processo.
Assim, as opções que avançam para a fase seguinte são as seguintes:
Mandato da resolução do Conselho de Ministros: Aeroporto Humberto Delgado + Montijo; Montijo + Aeroporto Humberto Delgado; Campo de Tiro de Alcochete; Aeroporto Humberto Delgado + Santarém e Santarém.
Foram adicionadas: Aeroporto Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete; Pegões; Aeroporto Humberto Delgado + Pegões e Rio Frio + Poceirão.
Nesta primeira fase, a CTI analisou 17 opções integradas em 15 localizações possíveis, sendo que, dessas 17 alternativas, cinco estavam designadas como opções estratégicas pelo Governo.
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