[weglot_switcher]

Novo aeroporto: decisão deve ser tomada rapidamente e “em consenso multipartidário”, sublinha Montenegro

O líder da oposição revelou que o PSD vai criar um grupo de trabalho interno para avaliar os dados da Comissão Técnica sobre a nova localização, e sublinha que “não é a Comissão Técnica que tem de tomar uma decisão, a Comissão Técnica tem de nos habilitar a tomar a nossa decisão”.
5 Dezembro 2023, 16h16

O líder do PSD, Luís Montenegro, afirma que o importante é “os partidos políticos exprimirem a vontade de ter uma decisão sobre o novo aeroporto, que deve ser tomada no próximo Governo e em consenso multipartidário, o mais abrangente possível”.

“Nós teremos oportunidade de avaliar, aprofundar, eventualmente até, ter esclarecimento suplementares sobre o conteúdo técnico do relatório, nós vamos entrar numa campanha eleitoral, o tema da localização do aeroporto não deve ser um tema de campanha”, sublinha o líder do PSD.

Promete ainda “criar um grupo de trabalho para acompanhar este e outros projetos nas infraestruturas nos próximos tempos”, dialogar com o Governo e restantes partidos, de forma a estar em condições de, após as eleições, “desenvolver, concretizar, levar ao terreno os objetivos de criação infraestrutural de capacidade para servir a sociedade portuguesa, e o novo aeroporto é um desses elementos”.

Montenegro sublinha que “o que deve ser a base da decisão do poder político são os elementos técnicos que a Comissão vai reportar de avaliação sobre benefícios para a economia, benefícios do ponto de vista da exequibilidade da obra, dos custos, dos prazos, tudo isso serão argumentos, serão requisitos para que nós possamos ter uma decisão. Como eu sempre disse, não é a Comissão Técnica que tem de tomar uma decisão, a Comissão Técnica tem de nos habilitar com os argumentos nos quais vamos basear a nossa decisão, e é isso que vamos fazer”.

Alcochete foi oficializada como a localização para o novo aeroporto, após vários anos de discussão sobre o tema e “incompetência do PS”, lembrou Luís Montenegro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.