[weglot_switcher]

Novo aeroporto internacional de Luanda começa a operar voos de passageiros a 13 de Outubro

Aeroporto Internacional Agostinho Neto começa a receber voos de passageiros em Outubro e os acessos estão acautelados para o melhor funcionamento, a informação foi avançada pelo Coordenador da GONAI.
Victor Machado
20 Junho 2024, 17h00

A partir do dia 13 de Outubro o novo aeroporto internacional de Luanda Dr. Agostinho Neto começará a operar os primeiros voos de passageiros. A informação foi avançada por Paulo Nobrega, coordenador do Gabinete de Operacionalização do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (GONAIL), durante a conferência “Doing Business Angola 2024”, realizado nesta Terça-feira, 18, em Lisboa, Portugal.

Segundo Nobrega, o novo aeroporto terá um volume de tráfego cinco vezes superior ao do Aeroporto 4 de Fevereiro, que continuará a operar para voos especiais, fretados e de carga, além de servir como alternativa em caso de eventuais constrangimentos no novo aeroporto.

Paulo Nobrega destacou que os acessos ao novo aeroporto estão devidamente acautelados. “Nada adianta termos um grande empreendimento se houver dificuldades de lá chegar”, afirmou. Foram realizadas obras de melhoria nas avenidas Deolinda Rodrigues e Fidel Castro (Via Expressa), além da reabilitação de estradas alternativas nos bairros adjacentes. O acesso ferroviário também está quase concluído e funcionará numa linha directa entre a Estação do Novo Aeroporto e a Estação do Bungo. Além disso, rotas de autocarros e táxis estarão operacionais na mesma direcção.

Localizado a cerca de 40 km a sudeste de Luanda, no município de Icolo e Bengo, o Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto será servido tanto por rodovia, incluindo a autoestrada Luanda/Cacuaco/Viana/Cabolombo, quanto por ferrovia, com dois ramais.

O projecto do aeroporto envolve um total de 27 taxiways, com uma extensão de 28.981 metros. As plataformas de estacionamento (aprons) destinadas ao parqueamento de aviões em posição remota somam 13 aprons, com uma área total de 522.281 metros quadrados.

Durante a construção do aeroporto, foram criados dois mil postos de trabalho. Na fase de operação, serão mantidos 1200 empregos diretos e 260 técnicos especializados na operação de equipamentos específicos.

Com o início das operações previsto para Outubro, o Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto promete revolucionar o tráfego aéreo em Angola, oferecendo infraestruturas modernas e acessos facilitados para passageiros e cargas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico da região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.