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Novo Nordisk atribui bolsas de 100 mil dólares para criar cidades mais saudáveis

As três melhores ideias recebem 100 mil dólares para a sua implementação no terreno. As candidaturas podem ser submetidas até dia 10 de junho.
9 Maio 2024, 11h26

A Novo Nordisk vai atribuir uma bolsa a organizações sem fins lucrativos e instituições académicas que desenvolvam e implementem ideias inovadoras para criar cidades mais saudáveis.

A empresa dinamarquesa que fabrica e comercializa produtos e serviços farmacêuticos, especificamente de diabetes – o seu principal produto é o medicamento semaglutida, usado no tratamento de diabetes com a marca Ozempic e obesidade com a marca Wegovy – acaba de lançar, em parceria com a C40 Cities, o Healthy Cities Challenge, “uma iniciativa que desafia organizações sem fins lucrativos e instituições académicas a desenvolver e implementar ideias inovadoras que contribuam para criar cidades mais saudáveis, mais verdes e mais sustentáveis”, lê-se no comunicado.

As três melhores ideias recebem 100 mil dólares para a sua implementação no terreno.

Lisboa integra, desde 2019, o programa agora denominado Cities for Better Health, uma rede que junta mais de 45 cidades em todo o mundo, que promove o acesso equitativo a oportunidades de vida saudável em espaço urbano, abordando fatores de risco modificáveis como os hábitos alimentares e o sedentarismo. Explora, ainda, modelos de financiamento sustentáveis que promovam a continuidade das intervenções a longo prazo.

A saúde é, em grande medida, determinada pelo meio ambiente onde as populações vivem, defende a farmacêutica.

“Os grandes centros urbanos – onde vivem dois terços da população mundial – enfrentam inúmeros desafios que conduzem, frequentemente, a opções alimentares desadequadas, poluição atmosférica, sedentarismo, isolamento social e ausência de contacto com a natureza e ambientes saudáveis”, acrescenta a Novo Nordisk que acrescenta que o Healthy Cities Challenge vem desafiar organizações sem fins lucrativos e instituições académicas a encontrar respostas para estes desafios.

As candidaturas podem ser submetidas até dia 10 de junho, através da plataforma online. As três melhores ideias serão conhecidas em outubro e premiadas com uma bolsa de 100 mil dólares, cerca de 92 mil euros, atribuída pela Novo Nordisk.

“Para uma melhor adequação dos projetos às realidades locais, o Healthy Cities Challenge valoriza as ideias que envolvam, em parceria, câmaras municipais e/ou outras instituições de base local”, acrescenta.

“O ambiente onde vivemos tem implicações significativas na nossa saúde e qualidade de vida, pelo que é essencial tornar mais fácil e simples fazer escolhas mais saudáveis”, refere Paula Barriga, Diretora Geral da Novo Nordisk em Portugal.

“Sabendo que, em Portugal, existem diversas organizações e projetos notáveis que defendem e promovem o acesso equitativo a oportunidades de vida saudável no espaço urbano, queremos fazer chegar esta iniciativa a todos, para que tenham a oportunidade de beneficiar, não só do incentivo e apoio, mas também de uma rede de conhecimento e partilha de experiências, a nível global”, acrescenta

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