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Novobanco chega a acordo para aquisição do negócio de crédito ao consumo da Unicre

O âmbito da transação abrange a carteira de crédito (produtiva) ao consumo da Unicre (cartões de crédito, consolidação de crédito e crédito pessoal), com um valor líquido contabilístico de aproximadamente 262 milhões de euros (a junho de 2024), a marca Unibanco e outros ativos e passivos associados à unidade de negócio de crédito ao consumo Unibanco.
31 Julho 2025, 17h08

O Novobanco celebrou um Business Transfer Agreement com a Unicre – Instituição Financeira de Crédito para a aquisição do seu negócio de crédito ao consumo, operada sob a marca Unibanco.

A conclusão da transação, sujeita às condições habituais, deverá ocorrer durante o primeiro trimestre de 2026.

O valor do negócio não foi revelado.

O âmbito da transação abrange a carteira de crédito (produtiva) ao consumo da Unicre (cartões de crédito, consolidação de crédito e crédito pessoal), com um valor líquido contabilístico de aproximadamente 262 milhões de euros (a junho de 2024), a marca Unibanco e outros ativos e passivos associados à unidade de negócio de crédito ao consumo Unibanco.

A conclusão desta transação permitirá aumentar a carteira de crédito ao consumo do Novobanco em cerca de 15%, reforçando ainda mais a sua posição no mercado português de crédito ao consumo.

O banco liderado por Mark Bourke justifica que o banco está tem um sólida posição de capital, com um rácio CET1 de 16,8% (em junho de 2025), e como tal “está bem posicionado para integrar a atividade de crédito ao consumo da Unicre, a qual irá acrescentar escala adicional e uma base de clientes, permitindo reforçar a presença comercial do Novobanco e potenciar oportunidades de cross-selling”.

“Este BTA reforça o foco estratégico do Novobanco em expandir a sua atividade bancária em Portugal e em aproveitar oportunidades acretivas no mercado doméstico”, refere o banco.

Para a Unicre, esta operação constitui uma parte integrante do seu posicionamento estratégico, com vista à consolidação da sua liderança na atividade de acquiring – identificada como uma oportunidade de criação de valor no setor dos pagamentos.

“Esta operação com o Novobanco é, assim, um passo natural na execução desta estratégia, permitindo uma transição harmoniosa da unidade de negócio de crédito ao consumo, preservando simultaneamente a proposta de valor da marca Unibanco e garantindo a satisfação das necessidades dos clientes”, diz a Unicre.

 

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