[weglot_switcher]
1295092
Em Foco

Novobanco leva à AG desta segunda-feira a redução de capital de 1,1 mil milhões para remunerar os acionistas

O Novobanco vai levar a redução de capital à Assembleia Geral na próxima segunda-feira. Recorde-se que o Fundo de Resolução está impedido de exercer o direito de voto na Assembleia Geral, nos termos dos compromissos assumidos pelo Estado no quadro da operação de venda do banco que nasceu das cinzas do BES.

Atualidade

Spinumviva e fait divers, a espinha dorsal desta campanha

A polémica em torno da empresa Spinumviva voltou e promete atormentar Luís Montenegro nas duas últimas semanas antes da ida às urnas. Politólogos antecipam que os partidos andarão ao sabor de casos e casinhos revelados pela comunicação social. Temas quentes como a saúde e a habitação serão discutidos mas q.b porque partidos não veem vantagem em abordar problemas “estruturais”. Menos destaque ainda terá a Defesa e até a Imigração (embora a AD tenha começado por aí mesmo com a notícia de que 4.500 imigrantes ilegais terão de abandonar o território nacional. Politólogo Adelino Maltez acusa os líderes dos principais partidos de “birras ideológicas” e defende que deviam ir para esta campanha com um acordo de regime para resolver os principais problemas do país.

Tarifas: China fala em “porta aberta” para negociar, Japão quer acordo fechado em junho

A porta negocial de Pequim está “aberta”, mas apenas se os EUA mostrarem “sinceridade” e estiverem prontos para “cancelar a imposição unilateral de tarifas”, fez saber o Ministério do Comércio chinês, enquanto os representantes japoneses em Washington veem um acordo mais próximo com os norte-americanos.

“O Futuro é Circular”: Economia circular em conferência promovida pelo JE esta terça-feira

Economia circular é o tema da conferência “O Futuro é Circular” que o Jornal Económico vai promover na manhã de terça-feira, 6 de maio, no auditório CGD do ISEG, em Lisboa, a partir das 9h00.

Banco de Portugal assina contrato com a Fidelidade para aquisição do imóvel que será a sua sede em Lisboa

O imóvel tem uma área bruta de construção de cerca de 32 mil metros quadrados e representará um investimento de 191,99 milhões de euros. Esta será nova sede do Banco de Portugal que será construída nos terrenos da antiga Feira Popular, em Lisboa, com as obras a ficarem concluídas em 2027.

Tesla ponderou novo CEO para substituir Musk

Com as ações em queda e os investidores incomodados com o foco de Elon Musk na Casa Branca, o conselho de administração da Tesla pensou num novo sucessor para a empresa.

CFP alerta: crescimento revisto em alta pelo Governo para 2,4% em 2025 não é “prudente”

Apesar de ser um resultado possível, o CFP não considera prudente apontar ao limite máximo do intervalo de projeções, lembrando a elevada incerteza no comércio internacional (e os impactos negativos para Portugal) e o investimento público acima da média prevista pelas instituições internacionais.

O desafio do Papa Francisco em consertar as finanças do Vaticano

Embora gere receitas através do turismo, doações e investimentos, a Santa Sé opera com défice orçamental e o seu fundo de pensões enfrenta uma deficiência estrutural.

Visa entra na nova era do comércio com Inteligência Artificial

Nos últimos cinco anos a Visa investiu 11 mil milhões de dólares em inovação e tecnologia e agora avança para a era das compras com inteligência artificial (IA).

Populista George Simion vence primeira volta das presidenciais na Roménia

Onze candidatos concorriam às presidenciais de hoje, uma repetição da votação, após a eleição realizada em 24 de novembro ter sido anulada pelo Tribunal Constitucional por suspeita de interferência russa.

De onde vêm os bilionários mundiais?

EUA, China e Índia ocupam o top3 das nacionalidades dos mais ricos, encabeçado por Elon Musk da Tesla, Zhang Yiming do grupo ByteDance e Mukesh Ambani da Reliance Industries. Somam 436 mil milhões de euros.

Entrevista

“Acordos pontuais na saúde são desejáveis e possíveis. Um pacto é uma quimera”

Antigo diretor-geral da Saúde Constantino Sakellarides lembra que os dois principais partidos, PS e PSD, têm divergências na saúde há meio século, o que impede que haja um pacto de regime nessa área. O facto de as duas forças dependerem “demasiado” dos líderes do momento, e não de programas estáveis, não ajuda. Ainda assim, “deve haver um esforço para existirem pontos comuns”.

Mercados

Emprego nos EUA leva Europa e Wall Street para o ‘verde’. Reunião da Fed está aí à porta

As principais bolsas europeias e os índices de referência em Nova Iorque registaram subidas significativas a fechar a última semana, animadas pela resiliência superior ao esperado das empresas norte-americanas em contexto de guerra comercial. Seguem-se contas da gigante Palantir e durante a semana à decisão da Reserva Federal sobre os juros.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A campanha para as legislativas de 18 de maio arranca oficialmente, podendo no final da semana ser realizado o voto antecipado. Destaque para a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de várias empresas cotadas no PSI. Lá por fora tem início do Conclave, a Rússia celebra os 80 anos da vitória da União Soviética e aliados sobre o nazismo e Jerome Powell realiza uma conferência de imprensa sobre a política monetária.

Opinião

A natureza como aliada

Um país que investe na natureza é um país que cuida da saúde e bem-estar dos seus cidadãos, da sua economia, da sua soberania alimentar e energética.

Empresas europeias defendem retoma da importação de gás russo

As empresas da UE defendem soluções alternativas e menos caras para recuperar a sua dinâmica competitiva. Olham para a dependência real do GNL dos EUA como um risco acrescido.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.