[weglot_switcher]

Novos acionistas chineses equacionam vender Haitong em Portugal

A Guotai Haitong Securities, que nasceu da recente fusão entre a Guotai Junan Securities e a Haitong Securities, disse em Shangai que estavam a equacionar vender o Haitong Bank, ex-BESI, apurou o Jornal Económico.
17 Abril 2025, 09h03

O banco português que tem a sua atividade principal em corporate & investment banking, não se encaixa na nova estratégia da Guotai Haitong Securities que nasceu da fusão das corretoras.

O Guotai Haitong Securities, que nasceu da recente fusão entre a Guotai Junan Securities e a Haitong Securities, disse que estava a equacionar vender o Haitong Bank, ex-BESI, numa reunião com banqueiros, em Shangai, uma vez que para nova estratégia do grupo o perfil do Haitong Bank não se encaixava, apurou o Jornal Económico.

A Guotai Haitong Securties, corretora nascida da fusão concluída a 17 de março, quer concentrar-se exclusivamente em “chinese securities” e quer que as subsidiárias internacionais sejam distribuidoras desses títulos, focando no modelo de open wealth management e distribuindo ações, obrigações, fundos, forex (câmbios), futuros e outros derivativos financeiros.

Recorde-se que a Haitong Securites em 2015 comprou o BESI ao Novobanco por 379 milhões de euros, depois da medida de resolução aplicada ao BES um ano antes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.