[weglot_switcher]

Número de intoxicações de crianças espanholas com álcool-gel dispara

Os produtos de desinfeção tornaram-se uma constante na vida diária desde a Covid-19 e, apesar dos avisos de várias autoridades de saúde de que têm de ser guardados fora do alcance das crianças, têm levado a um aumento drástico das intoxicações em Espanha.
DR
14 Outubro 2020, 16h57

O número de crianças a procurarem cuidados médicos por intoxicação depois de ingerirem álcool-gel disparou em Espanha desde o início da pandemia, noticia a Reuters.

O Instituto Nacional Toxicológico e Forense espanhol reporta que o número de casos de intoxicação por álcool-gel este ano, 874, é já quase 10 vezes superior ao registado na totalidade do ano passado.

Dois terços dos casos ocorreram em crianças, sendo que a grande maioria havia ingerido a substância. Houve também casos de intoxicação por contacto com os olhos ou por inalação do produto. O instituto faz saber que estas crianças deixaram de experienciar sintomas ao fim de algumas horas, sendo que os únicos casos de intoxicação grave ocorreram em adultos.

A situação pandémica em Espanha fez com que este tipo de produtos estivesse disponível em vários espaços abertos ao público, como escolas, supermercados, restaurantes ou estações de comboio. Espanha regista perto de 900 mil casos desde o início da pandemia e 33 mil mortos com a doença, tendo sido um dos focos principais da doença na primeira vaga europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.