[weglot_switcher]

Nuno Cardoso, candidato à Câmara do Porto, no Clube dos Pensadores

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto tenta pela segunda vez voltar ao lugar de onde saiu em colisão com os socialistas – aos quais a recandidatura pode causar alguma mossa.
30 Janeiro 2025, 15h45

Nuno Cardoso, antigo presidente da Câmara do Porto, vai tentar pela segunda vez voltar ao lugar que ocupou, com o apoio da Associação Pensar o Porto, plataforma de promoção regional. A apresentação pública da candidatura independente está marcada para sexta-feira, dia 31. Uma semana depois, estará no Clube dos Pensadores (CdP), já em plena pré-campanha.

O ex-autarca socialista – que saiu da câmara em colisão com os socialistas, apesar de ser o seu partido – vai concorrer contra Manuel Pizarro, ex-ministro da Saúde e candidato apoiado pelo PS, e possivelmente contra Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares do atual governo. Filipe Araújo, número dois de Rui Moreira, atual presidente da autarquia, é outro dos prováveis presentes no boletim de voto – numa altura em que o ‘seu’ presidente chega ao termo da sucessão de mandatos.

Nuno Cardoso foi presidente da Câmara do Porto entre 1999 e 2002, assumindo a liderança da autarquia quando o então presidente, o socialista Fernando Gomes, rumou a Lisboa para ocupar, com assinalável falta de sucesso político, a pasta da Administração Interna no governo de António Guterres.

Mais tarde, foi candidato independente à Câmara do Porto nas autárquicas de 2013, ganhas por Rui Moreira, tendo obtido 1,08% dos votos. Na altura, os socialistas acusaram Nuno Cardoso de estar a fazer um ‘favor’ a Rui Moreira, tentando uma presença na mesma área política. Com certeza que será novamente acusado do mesmo – apesar de os resultados de 2013 serem suficientemente magros para anteciparem um resultado de pouco impacto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.