[weglot_switcher]

Nuno Crato ao ‘El Mundo’: “Reduzir a exigência não ajuda os alunos”

Nuno Crato, ex-ministro da Educação deu uma entrevista ao jornal espanhol onde abordou o atual sistema de ensino português e alerta que o Governo liderado por António Costa “começou a esquecer o rigor e a atenção aos resultados”.
  • Nuno Crato na SEDES
    Nuno Crato na SEDES
30 Dezembro 2020, 21h41

O ex-ministro da Educação Nuno Crato, que teve essa pasta entre 2011 e 2015 durante o Governo de Passos Coelho, deu uma entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, onde destaca o trabalho desenvolvido durante o seu mandato, enaltecendo os dados estatísticos positivos do aproveitamento escolar dos alunos portugueses.

A frase “reduzir exigências não ajuda os alunos” mereceu destaque na imprensa espanhola que também sublinhou os feitos de Nuno Crato. Por sua vez, o ex-ministro comentou a notícia através da sua página no Twitter, onde afirma que “para perceber os progressos educativos portugueses é preciso perceber o que se fez até 2015, ano em que obtivemos os melhores resultados de sempre nos estudos internacionais”.

No entanto, à mesma publicação, o antigo governante alerta que o Governo liderado por António Costa “começou a esquecer o rigor e a atenção aos resultados”.

“O mais importante tem sido a atenção contínua aos resultados académicos de vários governos, de vários partidos, principalmente entre 2003 e 2015. Não existe milagre português. Tratou-se simplesmente de fazer o essencial e não perder tempo com ilusões O essencial é ter um currículo ambicioso, rigoroso e bem estruturado, e avaliar os alunos com base em uma combinação de sistemas de monitorização externa e interna com foco neste currículo”, disse Nuno Crato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.