Nuno Melo abre e Rodrigues dos Santos encerra escola de quadros da Juventude Popular

Atual líder centrista e o eurodeputado que pretende ser o próximo presidente do partido não se irão cruzar no auditório do Museu de Portimão, onde decorre uma ação de formação que conta com convidados como o social-democrata Miguel Pinto Luz e o socialista Álvaro Beleza, presidente da SEDES.

Nuno Melo e Francisco
Nuno Melo e Francisco Rodrigues dos Santos em Barcelos, durante a campanha para as autárquicas de 2021

O programa da escola de quadros da Juventude Popular, que se realiza entre 22 e 24 de outubro em Portimão, aposta na equidistância entre os dois candidatos assumidos à liderança dos centristas no congresso marcado para 27 e 28 de novembro. O eurodeputado Nuno Melo será um dos intervenientes na sessão de abertura, na noite da próxima sexta-feira, 22 de outubro, enquanto o atual presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, será o último a falar na sessão de encerramento, na manhã do domingo seguinte.

Ao que o Jornal Económico não está previsto que os dois candidatos já anunciados à liderança do CDS-PP se venham a cruzar na escola de quadros, pois o atual presidente não é esperado na abertura, tal como o único eleito dos centristas para o Parlamento Europeu não ficará em Portimão até ao encerramento.

A escola de quadros, realizada no auditório do Museu de Portimão, arranca com intervenções de Nuno Melo, do presidente do próximo congresso do partido, Martim Borges de Freitas, do coordenador do Gabinete de Estudos da Juventude Popular, José Limão, e de António Galvão Lucas, diretor da escola de quadros. E logo de seguida haverá um jantar-debate dedicado ao tema “CDS-PP: Identidade, Valores e Afirmação das Liberdades”, com o atual vice-presidente centrista Nuno Melo e o ex-presidente do partido José Ribeiro e Castro.

Na manhã seguinte a sessão de sábado da escola de quadros começa com a conferência “Portugal e o Ocidente num Mundo Multipolar”, com o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, ex-candidato à liderança do PSD nas diretas de 2020 e um dos principais apoiantes de Paulo Rangel, e o embaixador de Portugal na República Checa, Luís Almeida Sampaio. Logo de seguida, o investigador Bruno Ferreira Costa, que foi um dos fundadores do Aliança, a deputada Cecília Meireles (apoiante de Nuno Melo) e a deputada municipal Margarida Bentes Penedo (apoiante de Rodrigues dos Santos) debatem “Desafios das Novas Gerações: Habitação, Mobilidade e Emprego”.

Após vários workshops na tarde desse sábado, o convidado principal do jantar-debate será o ex-deputado socialista Álvaro Beleza, presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, que falará sobre “Desafios da Democracia” com o professor universitário Alexandre Franco de Sá, contando com a moderação da porta-voz do CDS-PP, Cecília Anacoreta Correia.

Para o terceiro e último dia fica reservado um exercício prático de debate dedicado à política de migração, tema sobre o qual a Juventude Popular tem desenvolvido uma visão reformista. E, na sessão de encerramento, as intervenções de Francisco Camacho, presidente da Juventude Popular, e Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP.

NOTA: Uma versão inicial desta notícia dava conta, por lapso, que o evento decorrerá num hotel de Portimão.

Recomendadas

UE anuncia apoio de 3,4 mil milhões de euros à América Latina para recuperação pós-covid-19

O anúncio foi feito durante uma reunião virtual presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em representação da União Europeia (UE), juntamente com a presidente da Comissão Europeia e o Alto Representante da UE para a Política Externa e com a participação de sete chefes de Estado e de Governo da região da América Latina e Caraíbas.

Biden e Putin vão conversar para acalmar tensão nas fronteiras ucranianas

Na manhã desta quinta-feira, em Estocolmo, à margem de uma reunião ministerial da OSCE, o chefe da diplomacia norte-americana informou que tinha tido um encontro “sério e produtivo” com o seu homólogo russo, a quem transmitiu o conselho de a Rússia retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia.

Alemanha em mudança com foco no novo ministro das Finanças. Ouça o podcast “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Do novo Governo da Alemanha ao divórcio entre eleitores e poder político na Argélia passando pelos conflitos entre Reino Unido e França com o Brexit pelo meio. Tensão é a palavra que marca esta edição do podcast do JE, que conta com a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.
Comentários