[weglot_switcher]

Nuzoa compra Sanifauna com assessoria da Matoaka e da DFK Portugal

A Sanifauna, empresa portuguesa de distribuição de medicamentos, equipamentos e suplementos para animais, foi adquirida pela Nuzoa, empresa espanhola na área da saúde animal com atuação consolidada na Península Ibérica, detida pela private equity PAI Partners. 
1 Setembro 2025, 14h12

A Sanifauna, empresa portuguesa de distribuição de medicamentos, equipamentos e suplementos para animais, foi adquirida pela Nuzoa, uma empresa espanhola na área da saúde animal com atuação consolidada na Península Ibérica, detida pela private equity PAI Partners.

O valor do negócio não foi revelado.

Com esta aquisição, a Nuzoa concretiza a sua terceira operação no mercado português e reafirma a sua estratégia de crescimento sustentado por aquisições, contando já com mais de dezasseis empresas integradas e um catálogo superior a 17 mil referências.

A assessorar a aquisição estiveram em parceria a portuguesa Matoaka e a DFK Portugal, que é membro da DFK Internacional, uma associação mundial de firmas independentes de auditoria e consultoria com mais de 400 escritórios e 13 mil profissionais em todo o mundo. A DFK Internacional faz parte do top 10 das associações internacionais independentes de firmas de business advisors. Em Portugal, a DFK desenvolve a sua atividade há 25 anos e presta serviços profissionais de audit, advisory e tax.

A colaboração entre as duas consultoras “resultou numa operação estratégica no setor da saúde animal em Portugal”, lê-se no comunicado.

“O negócio representa um marco relevante no mercado português da saúde animal e reflete a capacidade técnica e estratégica das duas consultoras na mediação de operações de elevado impacto”, refere a mesma nota.

A Sanifauna regista vendas anuais de 3,5 milhões de euros. “A integração na Nuzoa representa uma nova etapa para nós, mantendo o compromisso com os nossos clientes e com a inovação no setor da saúde animal. E esta parceria permitirá reforçar a nossa presença no mercado”, destaca António Gaio Pereira, diretor geral da Sanifauna.

Paulo Lima, cofundador e co-CEO da Matoaka, afirma que “esta operação é um exemplo de como uma colaboração estratégica pode desbloquear valor real. A Matoaka, em articulação com a DFK, assegurou o racional estratégico do negócio e a valorização do posicionamento da Sanifauna.”

Jorge Ricardo, partner da DFK, reforça que “a complementaridade entre as equipas da DFK e da Matoaka foi essencial para uma transação sólida e orientada para o longo prazo.”

“O nosso conhecimento em M&A e do setor permitiu ligar a empresa portuguesa a um grupo internacional em expansão”, acrescenta.

Já Ramon Esteban, CEO da Nuzoa, refere que “a aquisição da Sanifauna reforça a nossa posição em Portugal e contribui para o nosso objetivo de construir uma rede ibérica sólida, com uma relação próxima com os profissionais de saúde animal.”

“A sinergia entre estas duas empresas reforça, assim, o crescimento do portfólio da Nuzoa em áreas-chave do negócio – PET, nutrição e on farm – e consolida o seu alcance geográfico e a diversificação da sua oferta”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.