[weglot_switcher]

Nvidia supera 3,6 biliões de valor de mercado com regresso de Trump

A fabricante de chips de Inteligência Artificial, Nvidia, voltou a consolidar a sua posição como a empresa mais valiosa do mundo após a vitória dos republicanos nas eleições presidenciais e o regresso de Donald Trump à Casa Branca.
Nvidia
REUTERS/File Photo
8 Novembro 2024, 09h18

A onda de protecionismo, trazida pelo regresso de Donald Trump à Casa Branca, já está a fazer disparar o valor das empresas norte-americanas. Depois de subida da Tesla em Wall Street, que fez crescer o valor bolsista da fabricante de veículos elétricos e fez crescer a fortuna de Elon Musk em 20 mil milhões de dólares, agora foi a vez da Nvidia.

A fabricante de chips de Inteligência Artificial (IA) ultrapassou os 3,6 biliões de dólares em valor de mercado após a vitória de Trump. Trata-se de um valor recorde para qualquer empresa norte-americana, mas mais especificamente para a Nvidia, que viu a sua capitalização crescer mais do que se pensava possível.

No início da semana, a Nvidia de Jensen Huang já tinha superado novamente a Apple na lista de empresas mais valiosas a nível bolsista. Desde o início do ano que as duas tecnológicas andam taco-a-taco nas suas capitalizações.

Na sessão desta quinta-feira, as ações da fabricante de chips de IA subiram 2,2%, impulsionadas pelo otimismo dos investidores em relação ao corte dos impostos e regulamentações mais baixas prometidas por Trump.

Foi esta valorização – que em qualquer outro dia seria razoável – que fez com que o valor de mercado dos títulos da Nvidia encerrasse nos 3,65 biliões de dólares, superando assim o valor de 3,44 biliões da Apple.

A Nvidia já viu o seu valor triplicar este ano. Só no mês de novembro, a fabricante de chips já soma uma valorização de 12%.

Contas feitas pela “Reuters”, o valor da Nvidia ultrapassa agora o valor combinado da farmacêutica Eli Lilly, do Walmart, do JPMorgan, UnitedHealth Group e da Netflix.

A acompanhar a subida das empresas está todo o índice tecnológico S&P 500, que subiu em mais de 4% desde que Trump ganhou as eleições.

A empresa prepara-se para apresentar os resultados do terceiro trimestre no próximo dia 20 de novembro, com os analistas confiante nos números que a empresa vai revelar. O mercado estima um aumento da receita em mais de 80% até aos 32,9 mil milhões de dólares. Recentemente, a Nvidia substituiu a Intel no Dow Jones Industrial Average.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.