PremiumO advogado que ensinou gerações de estudantes de Direito

Com a fundação da Cuatrecasas/Gonçalves Pereira, o advogado protagonizou uma das mais importantes fusões da advocacia ibérica. Ao longo da carreira representou o país em organismos internacionais. Faleceu no passado dia 9 de setembro, aos 83 anos.

Pontualidade britânica, sentido de humor, apreciador de arte, leitor compulsivo e melómano. Fora do escritório eram estas os principais traços e paixões de André Gonçalves Pereira, um dos mais importantes advogados portugueses, sobretudo em temas de Direito Internacional. Filho do também advogado Armando Gonçalves Pereira, goês, e de mãe francesa, Viviane Marie Delaunay, doutorou-se com 25 anos e chegou a professor catedrático aos 32, em 1970.

Depois de ter tomado as rédeas do escritório fundado pelo pai esteve à frente de boa parte do investimento estrangeiro feito em Portugal. E lidou com algumas das mudanças mais importantes do País. Por exemplo, em 1974 e 1975 não se fizeram operações, sobretudo em investimento estrangeiro. O advogado acabaria por contornar as dificuldades: vendeu os seus quadros de Dalí e Picasso para assegurar o pagamento das despesas do escritório, conforme admitiu numa entrevista ao “Expresso” publicada em 2008.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

Martim Menezes é novo sócio da Abreu

Advogado saiu da CCA para reforçar Contencioso e Comercial do escritório liderado por Duarte d’Athayde.

PremiumOptimal prevê mais operações após negócio da Frulact

Sociedade detida por José Maria Ricciardi, Jorge Tomé e Paulo Tenente assessorou o fundo Ardian na compra da Frulact. ‘Managing partner’ está otimista quanto à atividade em 2020 nas fusões e aquisições, e não só.

Mazars com crescimento de 10,4% do volume de negócios

Em Portugal, a Mazars registou um desempenho positivo em 2018/2019. No horizonte 2020 perspetiva-se que a conjugação do crescimento orgânico com operações de crescimento externo permita um crescimento a dois dígitos, acrescenta a empresa internacional de auditoria e consultoria.
Comentários