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“O consumidor português é aberto à experimentação”

A ideia da Meatless Farm surgiu na cabeça de Morten Toft Bech em 2016 com o objetivo de encontrar produtos de base vegetal que substituíssem a carne na alimentação humana. O êxito desta nova tendência de consumo é atestada pelo facto de a empresa prever fechar 2021 com uma faturação de cerca de 58 milhões de euros.
21 Novembro 2021, 16h00

A Meatless Farm, que propõe soluções de alimentação de base vegetal para substituir a carne, está de vento em popa no que respeita a vendas e a financiamento. Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, o fundador e CEO desta inovadora empresa, Morten Toft Bech, explica porque o mercado nacional é um dos terrenos mais férteis para a expansão da sua atividade.

A empresa Meatless Farm está presente em mais de 20 países, através de parceiros de retalho e food service. Como tem decorrido essa evolução ao longo dos últimos anos, desde que a empresa nasceu em 2016?
A ideia da criação da Meatless Farm surgiu em 2016 e foi impulsionada pelo facto de eu e a minha família não conseguirmos encontrar um produto que substituísse a carne, do qual todos gostassem, sem ser caro. A partir daí, e depois de dois anos de pesquisa e de desenvolvimento de um produto de origem vegetal, que oferecesse uma textura e uma experiência de consumo semelhante à carne, assim como uma cadeia de abastecimento sustentável, consegui criar o ‘picado’ de base vegetal fresca e original. Finalmente, em 2018, a Meatless Farm lançou no mercado o ‘picado’ e, pouco depois, as salsichas e os hambúrgueres à base de plantas, sob aquela que é, agora, uma das marcas de produtos de base vegetal com o crescimento mais rápido no Reino Unido (dados da Nielsen do Reino Unido, 1º trimestre de 2020), estando presente em mais de 20 países e contando com grandes parceiros de retalho e food service. Para este rápido crescimento, contribuiu em muito o facto de termos entrado, desde logo, em 2018, para uma das maiores cadeias de supermercados do Reino Unido, a Sainsbury’s. Neste momento, temos outros grandes parceiros nesta ‘viagem’ pela promoção de uma alimentação mais sustentável, como a Tesco, Pret, Itsu ou a Whole Foods. Recentemente, fechámos uma parceria com a Nathan’s Famous, cadeia centenária norte-americana.

Acima de tudo, assumimos a missão de sensibilizar para a importância de reduzir o consumo de carne, de democratizar os alimentos de origem vegetal e torná-los acessíveis para todos. Temos feito vários esforços nesse sentido.

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