O governo venezuelano anunciou, ao final do dia de ontem, uma recompensa de 100 mil dólares (cerca de 97 mil euros) por informações que levem ao paradeiro de Edmundo González, o candidato da oposição que afirma ter vencido o presidente Nicolás Maduro na eleição do ano passado.
O comunicado foi feito a apenas oito dias do início do próximo mandato presidencial na Venezuela.
A Agência de Investigações Científicas, Criminais e Forenses do país divulgou a informação através de uma publicação no Instagram, que incluía um boletim de procurado com a foto de González e instruções sobre como entregar informações às autoridades.
González deixou a Venezuela em setembro, procurando exílio na Espanha, após um juiz emitir um mandado de prisão em seu nome, no âmbito de uma investigação relacionada com a eleição presidencial de 28 de julho, na qual foi declarada a vitória de Maduro pelo Conselho Eleitoral Nacional, dominado por aliados do governo.
Se Maduro já recebeu um convite da Assembleia Nacional para uma cerimónia de posse marcada para 10 de janeiro, já González afirmou que planeia regressar ao país até essa data, embora não tenha detalhado como pretende fazê-lo ou quais são seus planos à chegada.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com