O presidente da Corticeira Amorim, António Amorim, defendeu hoje que a aposta da empresa na inovação e desenvolvimento ao longo das últimas duas décadas permitiu enfrentar com sucesso ameaças como as rolhas sintéticas e outras mudanças que tiveram lugar no mercado da cortiça.
Na sua intervenção na conferência “O Triunfo dos Otimistas”, promovida pela Casa de Investimentos e pelo Jornal Económico, em Braga, o presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim afirmou que a empresa espera atingir em breve um volume de negócios anual de 700 milhões de euros.
E defendeu que a aposta que a Corticeira tem feito desde o final dos anos 90, na investigação e desenvolvimento, para além da inovação, com o lançamento de novos produtos e verticalização, permitiu ultrapassar a crise que se vivia e que estava a levar a uma diminuição do volume de negócios da empresa.
“Decidimos manter a aposta na cortiça, avançando para a investigação, desenvolvimento e inovação, com o lançamento de novos produtos e uma maior verticalização. Acreditámos que o potencial de melhoria que o produto tinha para progredir era muito grande e foi essa a clara convicção que tivemos de nos mantermos na cortiça. Teve resultados porque aumentámos as vendas de forma substancial e vamos, em 2017, atingir os 700 milhões de volume de negócios”, afirmou o presidente do Conselho de administração da Corticeira Amorim.
Em jeito de conselho a empresas e investidores, António Amorim defendeu que as empresas têm de se focar na melhoria da competitividade para fazer face aos choques nos seus mercados.
“O nosso principal produto foi ameaçado e por isso decidimos que devíamos potenciar todas as aplicações fora da rolha. Apostámos em parcerias para a avançar com a inovação e diversificámos a nossa área de acção. Estávamos a perder (de 2000 a 2009) mercado nas exportações todos os anos, mudámos e daí para a frente foi sempre a crescer”, disse.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com