[weglot_switcher]
1319186
Em Foco

Orçamento da UE dispara quase 800 mil milhões com proposta da Comissão

Ursula von der Leyen defendeu que “este quadro financeiro plurianual é o mais ambicioso já proposto”, além de “mais flexível, mais estratégico, mais transparente”, apesar das críticas de inúmeros quadrantes, incluindo do seu próprio partido no Parlamento Europeu.

Atualidade

Regulação nos seguros “não é entrave mas excesso de regulação pode ser”

A regulação é muito importante e torna-se ainda mais fundamental no sector dos seguros. Mas o excesso pode trazer constrangimentos às seguradoras. Ideia foi defendida na conferência do JE “Seguros e a Incerteza Extrema”, que decorreu esta quarta-feira em Lisboa.

Joel Vasconcelos: “A soberania e a segurança alimentar têm de ser prioridades políticas”

A alimentação tem importância geoestratégica, como tem ficado claro nos atuais conflitos militares em larga escala e na guerra comercial provocada pelas tarifas norte-americanas. Por isso, Joel Vasconcelos, diretor-geral da Lusomorango, a maior organização portuguesa de produtores do setor das frutas e legumes, defende que as questões relacionadas com a produção e a distribuição alimentar têm de subir na escala de prioridades do decisor político. Em 5 Minutos, ao JE e na TSF, pede uma maior aposta na investigação e na inovação, que “tem de ser um desígnio nacional”, uma mais eficiente gestão de recursos, a água, o solo e a mão de obra.

Parlamento aprova lei de estrangeiros, com críticas à pressa do Governo

As alterações ao regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional tinham já sido aprovadas na Comissão de Assuntos Constitucionais no dia 11, com votos contra da esquerda, que alegou atropelos à lei pela falta de pareceres obrigatórios.

Inflação no Reino Unido atinge o nível mais alto desde janeiro de 2024

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu para 3,6% em junho, mais duas décimas percentuais que no mês anterior, com os combustíveis, transportes e bebidas a serem os responsáveis pelo aumento dos preços.

Aprovados descontos no IRS de quase 600 milhões de euros

O acordo entre a AD e o Chega para reduzir novamente o IRS em 2026 tem um custo estimado de 97 milhões de euros, avançou ao Jornal Económico uma fonte do Chega. O diploma final, que contempla a descida do imposto para este ano, com retroativos a janeiro, no valor global de 500 milhões de euros, e a promessa de novo alívio no ano seguinte, foi aprovado em votação final global sem qualquer sobressalto.

Governo francês debaixo de fogo com plano de austeridade

Depois de oito votos de censura em seis meses, François Bayrou enfrenta nova vaga de críticas após apresentar plano de austeridade e eliminação de dois feriados.

Tarifas: Comissário do Comércio da União em Washington para mais negociações

Bloco prepara retaliação contra tarifas de Donald Trump, mas hesita sobre a força e a rapidez com que deve atuar. Estados-membros estão divididos.

Estados Unidos anunciam investigação contra práticas comerciais do Brasil

As práticas em questão citadas pelo Governo norte-americano são o comércio digital e serviços de pagamento eletrónico, tarifas preferenciais, interferência anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desflorestamento ilegal, especifica.

Mercados

Bolsas fecham desanimadas apesar dos bons resultados dos bancos

Quarta-feira não foi um dia positivo para as principais praças europeias, que registaram perdas ao final do dia. Por cá, a família EDP e a Ibersol foram quem pressionou o PSI.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

O escritório de estatísticas da UE divulga o Índice de Preços no Consumidor (IPC) referente à zona euro e à UE no mês de junho.

Opinião

Pós-venda automóvel: um setor forte com um problema estrutural

O desafio de fundo é a enorme dificuldade do setor em atrair e reter as novas gerações, o que resulta num paradoxo: um setor com procura, potencial e negócio, mas sem pessoas.

A exclusividade portuguesa

As pessoas não querem regressar para o mesmo país donde saíram. Querem um país moderno, aberto, que de uma vez por todas perca o medo e avance.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.