A potência que escolhe ao assinar o contrato de energia pode estar na base de um gasto excessivo e desnecessário de luz ou, por outro lado, provocar falhas constantes no quadro elétrico. Tudo depende da potência contratada. Descubra o que é, qual optar e a sua importância.
A potência contratada corresponde à potência total disponível em casa. Existem 13 opções de potência contratada, sendo as mais comuns para clientes residenciais entre 3,45 kVA e 6,9 kVA (Kilovolt Ampere), o que torna a escolha uma tarefa complexa.
Mas a regra geral é simples: a potência contratada deve ser suficiente para garantir o funcionamento simultâneo dos aparelhos elétricos no imóvel.
Quando a soma da potência dos aparelhos ligados ultrapassa o máximo contratado, o disjuntor da instalação interrompe a corrente elétrica e o quadro desliga-se. Se isso ocorrer frequentemente, é sinal de que a potência contratada precisa ser aumentada.
Por outro lado, também é possível ter uma potência mais alta do que aquela de que efetivamente precisa. Se não utiliza muitos aparelhos ao mesmo tempo pode ser vantajoso reduzir a potência contratada e, assim, poupar na fatura da luz. Porquê? Porque a potência contratada não está indexada ao consumo de energia: é uma parcela independente que é faturada ao dia. Uma potência contratada mais alta implica um preço maior.
O valor da potência contratada está disponível na fatura de eletricidade (física ou digital), o que permite verificar se o valor contratado é adequado às suas necessidades.
A potência contratada depende de diversos fatores, como o tamanho da casa, número de inquilinos e potência de eletrodomésticos usados. Por exemplo:
Se desejar mudar a potência contratada após celebrar o contrato, pode fazê-lo de forma simples e gratuita. No mercado livre de eletricidade, os clientes têm a liberdade de realizar alterações, como mudar a titularidade ou a potência contratada, sem custos adicionais.
A única exceção ocorre se a instalação elétrica não suportar a potência solicitada. Caso contrário, basta solicitar a alteração ao fornecedor de energia, fornecendo a identificação, morada e o código ponto de entrega.
Após o pedido, será agendada uma visita técnica para ajustar o quadro elétrico ou, caso tenha um contador inteligente, a alteração será feita remotamente.
Alterar a potência contratada não é a única forma de reduzir a fatura de eletricidade. Há pequenos hábitos que podem garantir uma poupança considerável:
Investir em energias renováveis, como painéis fotovoltaicos para autoconsumo é também uma boa alternativa. A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) permite injetar a eletricidade gerada diretamente na instalação, reduzindo a dependência da rede pública. Qualquer consumidor, incluindo condomínios, pode tornar-se produtor, desde que tenha um contrato de fornecimento de eletricidade.
Ajustar a potência contratada é um processo simples, mas com impacto significativo no consumo e na eficiência energética da habitação. Verifique se a potência contratada corresponde às suas necessidades diárias para evitar custos desnecessários.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com