O que fazer antes de contratar um crédito

Antes de celebrar um contrato de crédito, o consumidor deve avaliar as opções disponíveis no mercado, bem como as condições específicas do produto a contratar

O que fazer antes de contratar um crédito?

Antes de celebrar um contrato de crédito, o consumidor deve avaliar as opções disponíveis no mercado, bem como as condições específicas do produto a contratar, ou seja, deverá analisar atentamente os respetivos custos, remunerações e os riscos que corre, com o principal objetivo de tomar a decisão mais esclarecida e informada possível.

As instituições de crédito têm o dever de disponibilizar um documento pré-contratual normalizado – a Ficha de Informação Normalizada (FIN) – que, seguindo recomendações da Comissão Europeia, integra os aspetos fundamentais que são negociados entre as instituições de crédito e os seus clientes.

Em que consiste a Ficha de Informação Normalizada?

Este documento, disponibilizado quando há uma simulação, proposta de crédito ou previamente à celebração do contrato, resume as principais caraterísticas do contrato e os compromissos que o cliente vai assumir, como:

  1. a) elementos de identificação da instituição de crédito;
  2. b) principais características do crédito, como o tipo de crédito, o montante total do crédito, as condições para a sua utilização (por exemplo, a necessidade de abertura de conta de depósito à ordem, se for o caso), a duração do contrato;
  3. c) custo do crédito, com informação detalhada sobre as taxas de juro, como a TAN e a TAEG; d) plano financeiro, de forma a providenciar informação acerca da duração e plano de reembolso definido.

A FIN é mesmo útil?

A FIN é fundamental para promover a tomada de decisão ajustada por parte dos consumidores. A implementação da apresentação deste documento envolveu um processo moroso, mas assegurou que o processo de decisão se tornasse mais transparente e informado.

Não se esqueça que solicitar todos os esclarecimentos e informações que considerar necessárias.

Conte com o apoio do nosso gabinete de proteção financeira.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.

Ler mais
Recomendadas

Penhora do reembolso do IRS: em que situações pode ocorrer?

Sabia que pode ser alvo de uma penhora do reembolso do IRS? Esta pode ocorrer não só por ter dívidas às Finanças, como também em situações de incumprimento a qualquer credor público ou privado. Descubra em que ocasiões pode acontecer este tipo de penhora e o que fazer nestas circunstâncias.

Segurança Social com formulário para empresas que queiram desistir do ‘lay-off’

A desistência pode abranger a totalidade do pedido, ou seja, desde o início, ou aplicar-se apenas a partir de data indicada pela entidade empregadora.

Crédito pessoal com problemas bancários. É possível?

O pedido de um crédito pessoal com problemas bancários pode não ser facilitado pelas instituições financeiras, mas nem sempre é negado aos consumidores. Fique a conhecer como é possível pedir um empréstimo nestas condições e como evitar situações de incumprimento.
Comentários