O que fazer antes de contratar um crédito

Antes de celebrar um contrato de crédito, o consumidor deve avaliar as opções disponíveis no mercado, bem como as condições específicas do produto a contratar

O que fazer antes de contratar um crédito?

Antes de celebrar um contrato de crédito, o consumidor deve avaliar as opções disponíveis no mercado, bem como as condições específicas do produto a contratar, ou seja, deverá analisar atentamente os respetivos custos, remunerações e os riscos que corre, com o principal objetivo de tomar a decisão mais esclarecida e informada possível.

As instituições de crédito têm o dever de disponibilizar um documento pré-contratual normalizado – a Ficha de Informação Normalizada (FIN) – que, seguindo recomendações da Comissão Europeia, integra os aspetos fundamentais que são negociados entre as instituições de crédito e os seus clientes.

Em que consiste a Ficha de Informação Normalizada?

Este documento, disponibilizado quando há uma simulação, proposta de crédito ou previamente à celebração do contrato, resume as principais caraterísticas do contrato e os compromissos que o cliente vai assumir, como:

  1. a) elementos de identificação da instituição de crédito;
  2. b) principais características do crédito, como o tipo de crédito, o montante total do crédito, as condições para a sua utilização (por exemplo, a necessidade de abertura de conta de depósito à ordem, se for o caso), a duração do contrato;
  3. c) custo do crédito, com informação detalhada sobre as taxas de juro, como a TAN e a TAEG; d) plano financeiro, de forma a providenciar informação acerca da duração e plano de reembolso definido.

A FIN é mesmo útil?

A FIN é fundamental para promover a tomada de decisão ajustada por parte dos consumidores. A implementação da apresentação deste documento envolveu um processo moroso, mas assegurou que o processo de decisão se tornasse mais transparente e informado.

Não se esqueça que solicitar todos os esclarecimentos e informações que considerar necessárias.

Conte com o apoio do nosso gabinete de proteção financeira.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.

Ler mais
Recomendadas

Combustíveis: Gasolina desce na próxima semana, gasóleo fica inalterado

Na semana passada o gasóleo subiu 0,5 cêntimos, acompanhado por uma subida de 1,0 cêntimos no preço da gasolina. Saiba onde encontrar os postos mais económicos do país.

Amianto: como lidar com o perigo?

O amianto é uma ameaça à saúde pública, pelo que a sua remoção deve seguir regras de segurança apertadas. A Deco explica quais os riscos do amianto.

O que deve ter em conta no consumo colaborativo

O consumo colaborativo fomenta a partilha de serviços e bens que possuímos, para que haja um melhor aproveitamento dos mesmos. A partilha é uma forma inteligente de evitar o desperdício e poupar algum dinheiro.
Comentários