[weglot_switcher]

O que muda no Governo da Madeira depois das autárquicas

O Governo da Madeira, e alguns departamentos, tiveram alterações depois das autárquicas. Augusta Aguiar sai do executivo e entra Rita Andrade. A eleição de Bruno Pereira como vereador leva-o a sair da presidência da Investimentos Habitacionais da Madeira. A escolha de Pedro Calado como candidato do PSD/CDS-PP à Câmara do Funchal já tinha provocado a entrada de Rogério Gouveia no executivo como secretário regional das Finanças.
28 Setembro 2021, 08h41

O desfecho das eleições autárquicas de 26 de setembro obrigou a mudanças no Governo Regional da Madeira, depois de conhecido o resultado para a Câmara Municipal do Funchal, que deu vitória ao PSD/CDS-PP, que apresentou como candidato Pedro Calado, que regressa assim ao executivo municipal da capital da Madeira.

As autárquicas voltam a forçar mudanças na composição e até na orgânica do Governo da Madeira.

A escolha de Pedro Calado como candidato do PSD/CDS-PP à Câmara Municipal do Funchal obrigou a que este saísse da vice-presidência do Governo da Madeira.

Com a saída de Pedro Calado do executivo madeirense a vice-presidência acabou por se extinguir, dando lugar à Secretaria Regional das Finanças, que passou a ser dirigida por Rogério Gouveia, anteriormente diretor regional adjunto das Finanças, departamento que estava na tutela da vice-presidência, anteriormente dirigida por Pedro Calado.

Com Bruno Pereira a ser eleito vereador na Câmara do Funchal, nas listas do PSD/CDS-PP, que regressa assim ao executivo municipal do Funchal, força a sua saída da liderança da Investimento Habitacionais da Madeira (IHM).

As autárquicas levam também a mudanças na direção da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania. Augusta Aguiar sai do executivo madeirense para dar lugar a Rita Andrade.

Augusta Aguiar tinha entrado no executivo, como secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, sucedendo a Rita Andrade, após as eleições regionais de setembro de 2019, vencidas pelo PSD, mantendo na liderança do executivo Miguel Albuquerque, mas forçando o PSD a coligação com o CDS-PP para assegurar a maioria parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira.

A mudança anunciada pelo Governo da Madeira, na passada segunda-feira, dita o regresso de Rita Andrade ao executivo madeirense dirigido por Miguel Albuquerque.

Rita Andrade já tinha ocupado a Secretaria Regional da Inclusão, quando Rubina Leal saiu do Governo da Madeira, para ser candidata do PSD à Câmara Municipal do Funchal, em 2017, eleição que foi ganha pela Coligação Confiança, liderada por Paulo Cafôfo.

Contudo as mudanças no Governo da Madeira, após as eleições regionais levaram a que Rita Andrade saísse do executivo madeirense para passar para os quadros da Secretaria Regional da Saúde, dirigida por Pedro Ramos, antes de Rita Andrade assumir a presidência do Instituto da Administração da Saúde (Iasaúde).

Com a integração e regresso de Rita Andrade no Governo da Madeira as Políticas Públicas Integradas e de Longevidade passam a estar sob a sua responsabilidade, referiu o executivo.

A saída de Bruno Pereira para o executivo municipal deixa um vazio na presidência da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), e para além disso a IHM passa agora a estar na tutela da Secretaria Regional de Equipamento e Infraestruturas, dirigida por Pedro Fino, como indicou o executivo madeirense.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.