[weglot_switcher]

Óbito/António Mota: PR recorda figura que “marcou mundo empresarial e a sociedade”

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa destacou, de forma breve, o percurso de António Mota e as suas qualidades humanas.
30 Novembro 2025, 12h22

O Presidente da República enviou “amigos sentimentos” à família de António Mota, que morreu hoje aos 71 anos, dizendo que marcou “o mundo empresarial e a sociedade portuguesa em geral”.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa destacou, de forma breve, o percurso de António Mota e as suas qualidades humanas.

“António Mota marcou o mundo empresarial e a sociedade portuguesa em geral. Deu continuidade à obra de seu pai Manuel António da Mota e projetou-a em todos os continentes, criando um dos mais poderosos, conhecidos e influentes grupos da nossa economia”, refere o chefe de Estado.

O Presidente da República sublinhou que António Mota “juntou a liderança à empatia, a humanidade ao dinamismo, a simplicidade à eficácia”.

“Sem ele as últimas décadas da nossa economia teriam sido diferentes. Finalmente, soube preparar a tempo a sua sucessão. Assim, as jovens gerações saibam corresponder à visão do seu antepassado”, desejou.

O antigo presidente da Mota-Engil, António Mota, morreu hoje no Porto aos 71 anos, anunciou o grupo, recordando-o como um “líder histórico”, “carismático”, um “empresário visionário” e um “homem de enorme humanidade”.

“O Grupo Mota-Engil vem informar com o mais profundo pesar e consternação que faleceu hoje de manhã, na cidade do Porto, o engenheiro António Mota, líder histórico do grupo [do qual] assumiu a presidência durante mais de 27 anos, entre 1995 e janeiro de 2023”, lê-se num comunicado hoje divulgado.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.