[weglot_switcher]

Observatório Europeu dos Clusters promove European Cluster Panorama 2016

Esta última edição publicada agrega o papel e os benefícios dos clusters, evidenciando-se a relevância económica de dez indústrias emergentes.
3 Janeiro 2017, 11h07

Apoiar os decisores na formulação de políticas baseadas em evidência assim como a formação de parcerias transnacionais são a finalidade com que o Observatório Europeu dos Clusters publicou o European Cluster Panorama 2016.

Lançado no primeiro dia de dezembro de 2016, o European Cluster Panorama 2016 traduz-se numa publicação bianual que oferece um mapeamento atualizado dos clusters (computadores ligados que trabalham em conjunto para serem vistos como um único sistema) e indústrias emergentes em toda a Europa.

Nesta última edição estão documentados o papel e os benefícios dos clusters, evidenciando-se a relevância económica de dez indústrias emergentes, como a bio-farmacêutica, a economia azul, as indústrias criativas e digitais, o ambiente, a logística e a mobilidade, entre outras.

Um novo conjunto de dados agrega conhecimentos sobre skills, empreendedorismo e a evolução dos clusters ao longo do tempo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.