[weglot_switcher]

Odemira: “Consideramos que pode ser levantada a cerca sanitária”, diz António Costa

“Nestes 15 dias tivemos uma evolução muito significativa da taxa de incidência e temos seguramente uma diminuição muito significativa do ritmo de transmissão”, justificou o primeiro-ministro.
  • António Cotrim / Lusa
11 Maio 2021, 19h07

Depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado que seria levantada a cerca sanitária, o primeiro-ministro confirmou essa mesma informação, esta terça-feira, a partir de Odemira.

Em declarações aos jornalistas, António Costa referiu que “não havendo transmissão comunitária” e a “manter-se uma situação decrescente de casos, consideramos que pode ser levantada a cerca sanitária nas freguesias de Santo António e de Longueira Almograve”.

“Nestes 15 dias tivemos uma evolução muito significativa da taxa de incidência e temos seguramente uma diminuição muito significativa do ritmo de transmissão”, referiu o primeiro-ministro.

António Costa lembrou ainda que “adotamos um conjunto de outras medidas de aumento da vacinação, de aumento da testagem, da criação de equipas que têm multidisciplinares, que têm procurado fazer o acompanhamento da situação não só nos locais de trabalho, mas também nas visitas residenciais, detetando muitas situações de clara insalubridade”.

Ainda assim, o primeiro-ministro avisa que “levantada a cerca sanitária não significa que o problema tenha desaparecido, o problema existe aqui em Odemira e em todo o país”.

Umas horas antes o Presidente da República já tinha feito o mesmo anuncio. “Fui informado pelo primeiro-ministro de que, assim sendo, seria levantada a cerca sanitária de imediato, hoje mesmo. O que significa que acabou por fazer caminho uma solução de que se falou há uns dias, que era uma situação que permitisse ultrapassar, por um lado, as questões jurídicas e, por outro lado, as questões pessoais e sociais”, disse Marcelo aos jornalistas.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.