[weglot_switcher]

OE 2022: Joacine Katar Moreira anuncia abstenção na generalidade (com áudio)

Até ao momento, já anunciaram o chumbo, o PSD, CDS-PP, Chega, IL e Bloco de Esquerda, num total de 105 votos. A favor, o PS (108 votos), com as abstenções das duas deputadas únicas.
  • joacine_katar_moreira_livre
    Mário Cruz/Lusa
25 Outubro 2021, 10h23

Joacine Katar Moreira anunciou hoje que vai abster-se no voto na generalidade na proposta do OE para 2022.

“Eu abstenho-me na generalidade, obviamente com um olho na especialidade. Este é um orçamento que ainda tem imenso espaço de melhoria, nomeadamente no investimento inequívoco no SNS, no aumento do rendimento das famílias”, disse a deputada única não inscrita à “TSF”.

O Governo continua assim a fazer a contagem de espingardas para a votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022. Ainda falta conhecer o sentido de voto do PCP, PEV e PAN num total de 16 votos.

O PAN divulga esta manhã o seu sentido de voto. Pelas 12h00, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai anunciar as conclusões da reunião do Comité Central. Por sua vez, o PEV vai anunciar a sua posição às 16h30 desta segunda-feira.

No domingo, o Presidente da República voltou a deixar novo aviso aos partidos: o país vai a eleições antecipadas se o Orçamento do Estado não for aprovado.

“Tenho dito dia após dia o mesmo e vou repetir hoje, primeiro continuo a acreditar que o Orçamento vai passar. Não só porque é desejável, mas porque é aquilo que eu espero olhando para a alternativa. A alternativa é a dissolução. No momento em que o OE2022 não passasse passava-se imediatamente ao processo de preparação de dissolução”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no domingo, citado pela Lusa.

Estas declarações foram feitas depois de o Bloco de Esquerda anunciar que irá votar contra a proposta do OE se o Governo não fizer alterações.

“Se o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços o Bloco de Esquerda responderá pela sua gente, pelo povo que trabalha, pelo SNS que nos orgulha e votará contra o Orçamento do Estado para 2022. Não temos muito tempo, mas ainda há tempo”, disse Catarina Martins no domingo, deixando a porta aberta para novas negociações que podem permitir a aprovação do OE pelo seu partido.

Esta manhã, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues anunciou que se vai abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022, considerando ser esse “o voto responsável” e aguardando acolhimento de novas propostas na especialidade, revelou a Lusa.

Esta terça e quarta-feira, vai ter lugar no Parlamento o debate e votação da proposta do OE 2022 na generalidade.

O Parlamento é composto pelos seguintes partidos: PS (108 deputados), PSD (79), BE (19), PCP (10), CDS-PP (5), PAN (4), PEV (2), Chega (1), IL (1), Joacine Katar Moreira (1) e Cristina Rodrigues (1).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.