O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha anunciou, esta terça-feira, que se o primeiro-ministro mantiver a proposta atual para aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) no Orçamento do Estado para 2024, o partido vai apresentar proposta de alteração para revogação da medida.
“A IL vai, no âmbito do processo orçamental, apresentar uma proposta de alteração para a revogação do IUC previsto”, disse Rui Rocha em conferência de imprensa.
Além disso, os liberais vão avançar com “uma reflexão sobre aquilo que são os impostos sobre os veículos porque de facto há uma iniquidade e uma injustiça fiscal flagrante em vários pontos desta matéria”.
Para Rui Rocha, “neste momento, o primeiro-ministro António Costa e o ministro Fernando Medina [comportam-se] como se estivessem dentro de um carro a circular em contramão contra os avisos de todos com quem eles se cruzam”.
“Tivemos a associação ambiental Zero a criticar esta medida, porque diz que não cumpre os objetivos ambientais que estavam a ser invocados pelo governo. Tivemos os autarcas a criticar esta medida, tivemos vários partidos políticos a criticar esta medida, mesmo dentro da bancada do PS já manifestaram preocupação sobre a injustiça fiscal e social que esta medida representa”, destacou.
Rui Rocha acrescentou ainda que “António Costa teve uma semana para fazer inversão de marcha e até hoje persiste”.
De recordar que a versão preliminar do Orçamento do Estado para 2024 apontou para um aumento considerável do IUC para os carros matriculados antes de julho de 2007.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com