[weglot_switcher]

“OE2026 ignora os inúmeros alertas dos inspetores do fisco”

Inspetores do fisco aderem à greve da função pública por causa do OE2026. Líder da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira alerta para “o profundo descontentamento e desmotivação”. E diz que os recursos humanos da AT estão “esticados” ao limite.
26 Outubro 2025, 09h00

Quais são as motivações para os inspetores tributários e aduaneiros aderiem à greve da função pública?
A Proposta de OE2026 continua a não promover qualquer recuperação efetiva de poder de compra, e a não promover verdadeiramente qualquer melhoria das condições de vida e laborais dos trabalhadores da Administração Pública em geral, e da AT em particular. Ignora os inúmeros alertas para a desconsideração a que se encontra votado o trabalho de inspeção e investigação criminal, fiscal e aduaneira. Junte-se tudo isso ao desconhecimento de qualquer estratégia de curto, médio ou longo prazo, para a AT e os seus trabalhadores, e temos o Governo e a Direção da AT a colocar esses mesmos trabalhadores numa profunda e crescente situação de descontentamento e desmotivação.

Quais são as principais reivindicações dos trabalhadores do fisco?
Rever de forma aprofundada a tabela remuneratória aplicável aos trabalhadores das carreiras de regime especial da AT, corrigindo de forma verdadeira as injustiças a que foram votados estes trabalhadores nas últimas duas décadas;
Também o SIADAP adaptado à AT tem-se revelado, nos mais de 15 anos de aplicação nesta entidade, como instrumento de gestão que nada tem de motivador, transparente ou justo. Insistir num quadro avaliativo que mantém estas características trará graves prejuízos para o sucesso operacional da AT.
Reforçar a eficácia do combate à Economia Paralela, com uma redistribuição interna de recursos para as áreas de Inspeção e Investigação Criminal…

Conteúdo reservado a assinantes. Leia aqui o conteúdo completo. Edição do Jornal Económico de 24 de outubro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.