[weglot_switcher]

Oferta de veículos elétricos usados cresce 31% em março

Dados constam do mais recente ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’, um relatório elaborado pelo Standvirtual que se baseia em dados disponíveis na plataforma quanto a visualizações, oferta e procura de veículos, e que analisa detalhadamente vários indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês passado.
17 Abril 2023, 16h12

A oferta de veículos elétricos usados aumentou 31% em março em relação aos números de 2022, com destaque para o segmento premium deste tipo de veículos, cuja disponibilidade para venda registou um crescimento de 51%, uma tendência que pode ser explicada pela recuperação gradual da capacidade de entrega de veículos e com a satisfação dos condutores com veículos face a uma maior autonomia de quilómetros.

Estas percentagens constam do mais recente ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’, um relatório elaborado pelo Standvirtual que se baseia em dados disponíveis na plataforma quanto a visualizações, oferta e procura de veículos, e que analisa detalhadamente vários indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês passado.

“Na categoria de elétricos, verificamos um aumento muito significativo da oferta de veículos no mercado de usados, o que pode significar várias coisas. Uma delas é a dinâmica do mercado de veículos novos, que está, finalmente e de forma gradual, a recuperar a sua capacidade de entrega de veículos. Por outro lado, pode também significar que, por esse mesmo motivo, os condutores de veículos elétricos estão satisfeitos e estão a começar a substituir os veículos que compraram inicialmente por outros novos que lhes ofereçam mais performance e autonomia de quilómetros”, explicou Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.

Quanto à procura, o documento aponta para um decréscimo de 49% nos carros elétricos e, “contrariando os meses anteriores, os elétricos premium também mostram um ligeiro decréscimo de -9% da procura face a março do ano passado”, é referido numa nota enviada à imprensa sobre o mesmo estudo mensal.

Por tipo de combustível, a oferta de carros a diesel e a gasolina subiu entre 4% e 10%, pela mesma ordem, face a março do ano passado.

“O Diesel revela um ligeiro crescimento da procura (+5%) face a 2022, com a procura por veículos a gasolina a manter-se igual”, é referido na mesma nota.

Sobre os veículos elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a Diesel, o Standvirtual revela que estes dizem respeito a cerca de 11% da procura e cerca de 9% da oferta no mesmo mês, com os carros a Diesel (65%) e a Gasolina (26%) a manterem-se como os mais procurados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.