[weglot_switcher]

Oficial: Marcelo Rebelo de Sousa apresenta recandidatura à Presidência

Marcelo Rebelo de Sousa volta à corrida para mais um mandato em Belém. “Sou candidato porque temos uma pandemia a enfrentar”, referiu, na Pastelaria Versailles. “Não vou sair a meio de uma caminhada exigente e penosa”, garantiu.
Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
7 Dezembro 2020, 18h01

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou esta segunda-feira à tarde a recandidatura à Presidência da República Portuguesa, para um segundo mandato, quebrando o tabu que se prolongava há vários meses.

“São três as palavras que tenho hoje para vos dizer, tão simples e tão diretas como o sem número de conversas que convosco tive ao longo dos últimos cinco anos”, começou por referir, na cerimónia de apresentação (informal) da recandidatura, que decorre na Pastelaria Versailles, em Lisboa.

“Sou candidato porque temos uma pandemia a enfrentar, uma crise social e económica para vencer e uma oportunidade única para, além de vencer a crise, mudar para melhor Portugal, na economia, mas sobretudo no nosso dia a dia, reforçando a coesão social e territorial, combatendo a pobreza e a exclusão, promovendo o emprego, com investimento, crescimento e melhor distribuição de riqueza”, explicou.

Marcelo Rebelo de Sousa é o mais recente candidato às eleições de 24 de janeiro de 2021, depois de ter decidido adiar a decisão por causa da aprovação do novo estado de emergência, ou seja para evitar sobreposição de cargos e objetivos entre atual Chefe de Estado e candidato à Presidência da República.

“Não vou sair a meio de uma caminhada exigente e penosa. Não vou fugir às minhas responsabilidades. Não vou trocar o que todos sabemos irem ser as adversidades e as impopularidades de amanhã pelo comodismo pessoal e familiar de hoje. Tal como há cinco anos, cumpro um dever de consciência”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações ao país divulgadas pelas estações televisivas.

A segunda palavra dirigida aos portugueses foi de agradecimento, pelo apoio demonstrado ao longo deste primeiro mandato. Por fim, o candidato presidencial garantiu que é “a mesma pessoa de há cinco anos”.

A escolha do local para a apresentação da recandidatura de Rebelo de Sousa, a Pastelaria Versailles, deveu-se ao facto de o espaço ter servido como sua sede de campanha às eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2016, nas quais foi eleito à primeira volta, com 52% dos votos.

A menos de dois menos da próxima ida às urnas em Portugal, contabilizam-se nove pré-candidatos às eleições presidenciais, mas ainda a validação das candidaturas pelo Tribunal Constitucional, ao qual é preciso apresentar o mínimo de 7.500 assinaturas de eleitores. O deadline é o próximo dia 24 de dezembro.

O próximo Presidente da República tomará posse a 9 de março de 2021.

Notícia atualizada às 18h20

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.