[weglot_switcher]

Oito bancos já aderiram à SIBS ESG plataforma que simplifica a gestão da sustentabilidade das empresas

Esta nova funcionalidade já está disponível para os clientes do Millennium BCP, do Banco Santander, do Novobanco, do BPI, do Crédito Agrícola, do Bankinter, do Eurobic/Abanca e da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria. Em breve, será possível aceder também através do homebanking do Banco Montepio, avança a SIBS.
29 Julho 2025, 12h08

Chama-se SIBS ESG foi lançado em junho de 2024 e é um serviço que se concretiza numa plataforma destinada a simplificar a gestão da informação de sustentabilidade das empresas.

Permite às empresas centralizar, reportar e partilhar os dados relativos a sustentabilidade com as instituições financeiras aderentes a partir de uma única plataforma,

O novo canal de acesso aproxima ainda mais as empresas da gestão e reporte dos seus dados ESG (Ambiental, Social e Governance), reforçando a integração do Portal SIBS ESG no ecossistema financeiro nacional.

A SIBS dá assim mais um passo na sua missão de facilitar o compromisso empresarial com a sustentabilidade.

Esta nova funcionalidade já está disponível para os clientes do Millennium BCP, do Banco Santander, do Novobanco, do BPI, do Crédito Agrícola, do Bankinter, do Eurobic/Abanca e da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria. Em breve, será possível aceder também através do homebanking do Banco Montepio, avança a SIBS.

O SIBS ESG permite já a cerca de 1.000 empresas gerir, através de uma única plataforma, a sua informação ESG e partilhar, de forma segura e estruturada, os dados necessários com as principais instituições financeiras com que trabalham em Portugal.

A rede de parceiros do portal é um dos seus principais trunfos. são 15 instituições financeiras, quatro entidades públicas (Turismo de Portugal, IAPMEI, AICEP e Câmara Municipal de Lisboa) e mais de 30 associações e confederações empresariais trabalham em conjunto para promover uma cultura de sustentabilidade mais robusta.

“A confiança dos utilizadores é um reflexo claro do impacto do Portal SIBS ESG”, refere a empresa ainda liderada por Madalena Cascais Tomé, já que 95,2% das empresas que concluíram o preenchimento da plataforma recomendam a sua utilização a outras organizações. Este é mais um dado que reforça a relevância da plataforma como ferramenta essencial na transição para uma economia mais sustentável, alinhada com os critérios europeus e com as exigências dos mercados financeiros.

Entre os indicadores da plataforma estão os principais do âmbito ESG, o cálculo das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), os riscos físicos e o alinhamento das atividades da empresa com os critérios da taxonomia ambiental.

A plataforma disponibiliza ferramentas que facilitam a contabilização e organização destes dados, tornando o processo mais simples e eficiente com o culminar da oferta de um relatório de auto-diagnóstico, explica a SIBS.

“As empresas têm ainda à sua disposição capacitação gratuita em 4 tipologias de conteúdos, bem como uma equipa de suporte dedicada da SIBS, para garantir todo o acompanhamento necessário na adesão e utilização da plataforma, sem qualquer custo”, conclui a empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.