[weglot_switcher]

Olavo Correia acaba com as dúvidas: Porto de águas profundas será em São Nicolau

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, confirmou esta terça-feira, 14, que o Governo mantém a sua posição sobre onde será construído o prometido porto de águas profundas: São Nicolau é a resposta definitiva do vice-primeiro-ministro, que fala num projecto ligado à refinaria e ao ‘bunkering’.
14 Agosto 2018, 13h47

Olavo Correia está de visita à ilha de São Nicolau e aprovetou para esclarecer algumas dúvidas sobre a localização do tão falado Porto de Águas Profundas. Isto depois de o ministro da Economia Marítoma, José Gonçalves, ter insinuado que o PAP seria em São Vicente, poucos dias antes de o primeiro ter anunciado em São Nicolau aque a infra-estrutura deveria ficar no concelho do Tarrafal (SN).

Esta manhã, o vice-primeiro ministro usou a sua página no facebook para dissipar quaisquer dúvidas ainda existentes, tendo para isso esclarecido que esse projecto enquadra-se numa lógica de serviço de Cabo Verde que envolve sobretudo São Vicente e, particularmente e no caso em concreto, São Nicolau e outras ilhas.

“Nesta matéria reafirmo o que disse o senhor primeiro-ministro de que uma das hipóteses que está sobre a mesa no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde (PEDS) é, de facto, este projecto”, escreveu, realçando que até onde for possível, o Governo vai mobilizar o sector privado para converter em realidade aquilo que está no nosso Plano Estratégico.

Para Olavo Correia o que está em causa “é a evolução da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente, que engloba a questão do porto, da pesca e de toda a actividade a montante e a jusante da economia marítima”. Dentro desta estratégia, acrescentou, está também São Nicolau.

“Ou seja, quanto mais mercado tivermos em São Vicente, mais viável será qualquer infra-estrutura em São Nicolau. Nós vemos o enquadramento do porto de águas profundas de São Nicolau mais numa lógica de complementaridade e não numa lógica de exclusividade, ou de exclusão das partes”, apontou o governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.