[weglot_switcher]

Omexom assina em Portugal dois contratos com a Hyperion para a construção de duas centrais fotovoltaicas

A conclusão dos trabalhos e a ligação à rede estão previstas para o terceiro trimestre de 2025.
7 Novembro 2024, 23h20

A Omexom – marca da Vinci Energies – assinou, em Portugal, dois contratos de Full EPC com a Hyperion para a construção de duas centrais fotovoltaicas em Estremoz e Alcochete, com capacidades de 51,8 MWp e 20,4 MWp, respetivamente.

Estes dois projetos representam “um contributo significativo para a produção de energia limpa em Portugal, alinhando-se com os objetivos nacionais e europeus de descarbonização”.

A conclusão dos trabalhos e a ligação à rede estão previstas para o terceiro trimestre de 2025.

Em comunicado as empresas dizem que os trabalhos já se iniciaram em ambos os projetos, que ocupam uma área combinada de 128 hectares e contam com o fornecimento e instalação de aproximadamente 73 mil módulos fotovoltaicos bifaciais em Estremoz e cerca de 29 mil módulos em Alcochete.

“Estes projetos destacam-se pela incorporação de soluções tecnológicas avançadas, como o Green Container, que reduz até 90% do consumo de gasóleo do estaleiro de obra, e pelo uso de drones com o suporte de inteligência artificial para otimizar a gestão e monitorização em tempo real da construção, aumentando a eficiência e promovendo práticas sustentáveis”, refere a empresa.

Além disso, utilizam módulos fotovoltaicos bifaciais, que asseguram uma performance superior na produção de energia solar, juntamente com trackers de eixo único e inversores de string.

A Hyperion, proprietária destes projetos, tem sido uma referência no setor das energias renováveis desde 2006, com um forte histórico no desenvolvimento de projetos solares.

A Hyperion já desenvolveu mais de 640 MW de energia solar na Península Ibérica, sendo um dos principais responsáveis pela sua implementação em Portugal, e que agora se dedica não só ao desenvolvimento e operação desta tecnologia, mas também de outras como baterias de armazenamento, hidrogénio e eólico.

Aytea Amandi, CEO da Hyperion, diz que “assinar este contrato é um marco muito importante para o crescimento da Hyperion em Portugal, não só pelo que representa para estes dois projetos, mas também porque, sendo o primeiro com a Omexom, marca o início de uma nova relação. Acreditamos que empresas em crescimento precisam de parceiros de longo prazo, e é isso que procuramos em cada compromisso que assinamos”.

“Estamos confiantes de que a execução destes dois projetos estratégicos está em boas mãos, e que a experiência da Omexom resultará na entrega de ativos de grande valor”, acrescenta.

Gonçalo Sampaio, Managing Diretor da Omexom Portugal, diz que a empresa “trabalha com os seus clientes, colaboradores e parceiros para alcançar de facto a promessa da transição energética”.

“São projetos reais de elevado impacto e desempenho que transformam, a par e passo, a sustentabilidade energética do nosso país. A Hyperion encontrou na nossa marca, e na nossa equipa, uma proposta de confiança e compromisso de sucesso, neste caminho conjunto”, acrescenta.

“Espera-nos uma jornada de grande envolvimento, com o melhor da inovação e tecnologia disponíveis neste setor. Mas mais do que um projeto, une-nos o cuidado com o planeta e o legado de uma energia mais limpa.” afirmou.

Com o setor de energia em constante evolução e a transição energética como prioridade global, a Omexom Portugal trabalha em parceria com os seus clientes para alcançar soluções sustentáveis.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.