Onde está Juan Carlos? Marcelo não sabe se está em Portugal, República Dominicana garante que não está no país

Marcelo Rebelo de Sousa não sabe se o rei está no país, apontando que as autoridades portuguesas também não sabem. Já a República Dominicana garante que o antigo rei não entrou no país. Ministério dos Negócios Estrangeiros não comenta.

Onde está Juan Carlos? O jornal digital El Confidencial avançou ontem que Juan Carlos encontrava-se em Azeitão, distrito de Setúbal, na casa da família Brito e Cunha – Espírito Santo, amigos de longa data do rei emérito.

João Manuel Brito e Cunha é um amigo de longa data de Juan Carlos, ambos nasceram em 1938, e o monarca estará a a residir na quinta desta família conhecida como Casa Grande Quinta do Peru, segundo o El Confidencial.

A casa real espanhola não confirmou se este é o local onde se encontra Juan Carlos, com o Palácio de Zarzuela à espera de autorização do monarca para revelar a sua localização.

O Presidente da República disse ontem que não tinha qualquer conhecimento sobre uma eventual estadia de Juan Carlos em Portugal.

“Havia uma resposta politicamente correta que era dizer que não deveria comentar, mas vou mais longe, porque verdadeiramente não sei e penso que as autoridades portuguesas também não têm conhecimento sobre essa matéria”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na terça-feira, citado pela Lusa.

Questionado pelo Jornal Económico na terça-feira sobre se Juan Carlos estava em Portugal, o ministério dos Negócios Estrangeiros rejeitou fazer qualquer comentário.

A República Dominicana, por sua vez, negou oficialmente que Juan Carlos tenha entrado no seu território, ao contrário do que avançaram vários meios de comunicação social espanhóis na terça-feira.

Juan Carlos não “entrou no território do país, ao contrário de algumas declarações a indicar que tinha chegado cedo na terça-feira”, segundo a porta-voz dos serviços dominicanos de imigração; Mariela Caamano, citada pela France Presse.

A última vez que Juan Carlos esteve na ilha caribenha foi entre 28 de fevereiro e 2 de março.

O ministério dos Negócios Estrangeiros dominicano disse à AFP que não tinha “qualquer informação” sobre uma eventual estadia de Juan Carlos no país.

Já o Canal de Noticias, estação de televisão deste país, avançou que Juan Carlos estava a preparar-se para visitar o país, segundo a AFP.

Na terça-feira, a imprensa espanhola avançou que o rei saiu de Madrid no domingo rumo à localidade galega de Sanxenxo, que costuma frequentar para praticar vela. Na segunda-feira de manhã terá viajado de carro até ao Porto de onde apanhou um avião para a República Dominicana.

Segundo o ABC e o La Vanguardia, o rei emérito iria alojar-se temporariamente em La Romana, cidade da República Dominicana durante umas semanas. Os anfitriões de Juan Carlos na ilha caribenha seriam a família Fanjul que fizeram uma fortuna graças às plantações de açúcar. O ABC aponta que Pepe Fanjul, que vive em Miami, é amigo pessoal do rei. Os irmãos Fanjul são donos do hotel de luxo Casa de Campo em La Romana.

O ex-rei espanhol, abdicou em 2014, está a ser investigado em Espanha e Suíça por alegadamente ter recebido 100 milhões de dólares (85 milhões de euros) por parte da monarquia da Arábia Saudita para intervir no negócio da construção do TGV naquele país por parte de uma empresa espanhola. O dinheiro foi transferido para uma conta na Suíça em 2008, como revelou o jornal El Español este ano.

Ler mais
Relacionadas

Mais de 30 mil espanhóis exigem retirada do título de rei emérito a Juan Carlos

Campanha lançada em Espanha defende que o atual Governo pode retirar este título a Juan Carlos “imediatamente”.

Vice primeiro-ministro espanhol acusa Juan Carlos de fugir e quer que responda pelos seus atos no país

“A Espanha do século XXI já não tolera a corrupção nem o privilégio. Qualquer cidadão que cometa delitos deve dar a cara perante a justiça”, escreveu o líder do Podemos, abordando o facto de Juan Carlos I estar a ser alvo de suspeitas de fraude fiscal.

Imprensa espanhola avança que rei Juan Carlos está na República Dominicana

O La Vanguardia e o ABC avançam que o monarca espanhol apanhou um avião no Porto rumo às Caraíbas, onde ficará durante algumas semanas.

Rei emérito Juan Carlos exilado em Cascais, avança a TVI

A TVI avança que Juan Carlos já está em Cascais, onde viveu a sua infância. Juan Carlos escreveu ao filho dizendo que pretende facilitar o exercício das funções de Filipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela e sai de Espanha, perante “a repercussão pública” de “certos eventos do passado”.

“Juan Carlos abandona Espanha”. Como a imprensa espanhola reagiu à “segunda abdicação” do rei emérito

O assunto domina as manchetes dos principais jornais espanhóis que não hesitam em classificar a saída de Juan Carlos como abandono depois dos escândalos revelados que envolvem o recebimento de um pagamento ilegal de 100 milhões de dólares por parte da rei da Arábia Saudita em 2008, conforme revelou este ano o jornal Español.

Rei emérito Juan Carlos I vai abandonar Espanha

O envolvimento do rei emérito em negócios pouco recomendáveis e a existência de duas fundações suspeitas impedem Juan Carlos de continuar em Espanha. O filho, Filipe VI, já se tinha distanciado de Juan Carlos, na tentativa de conter os estragos provocados à monarquia.
Recomendadas

Rússia anuncia que vai cooperar com o Irão

O ministro das Relações Exteriores russo disse que o seu país iniciará imediatamente a cooperação com o Irão assim que o embargo sobre a venda de armas expirar – o que acontecerá em outubro.

Angola: Manuel Vicente denuncia manobra de diversão

O ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente negou ter-se apropriado de 193 milhões de euros da Sonangol, como denunciou o antigo gestor de Isabel dos Santos, e apelida a acusação de “indecorosa manobra de diversão”.

Orçamento da CPLP para 2021 terá “crescimento zero” mas redução de custos

O orçamento da organização, suportado pelas contribuições dos seus nove Estados-membros, foi de 2.734.731,15 euros para o exercício de 2020. O Conselho de Ministros extraordinário deve realizar-se entre 7 e 9 de dezembro.
Comentários