[weglot_switcher]

ONU nega envio de ajuda em dinheiro ao Banco Central do Afeganistão

As Nações Unidas já foram obrigadas a desmentir mais do que uma vez o Banco Central afegão e a negar que estes envios vão diretamente para o movimento fundamentalista.
15 Janeiro 2023, 09h34

A Missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) negou categoricamente que esteja a enviar remessas de ajuda em dinheiro ao Banco Central do Afeganistão, sob controlo talibã, em resposta a um suposto agradecimento da instituição pela chegada aos seus cofres de uma nova remessa de dinheiro para assistência humanitária no país.

“Todo o dinheiro que entra no Afeganistão é depositado em contas designadas da ONU num banco privado para uso das Nações Unidas”, disse a UNAMA em comunicado, após lamentar, este domingo, no Twitter e diretamente na publicação do Banco Central que “anúncios de entidades externas sobre o envio de fundos da ONU são enganosos e inúteis”.

O dinheiro que entra no país, acrescenta a organização, é “cuidadosamente monitorado, auditado, inspecionado e verificado em estrita conformidade com as regras e processos financeiros das Nações Unidas”.

A UNAMA reitera que “nenhum dinheiro da ONU que entre no Afeganistão é depositado no Banco Central ou fornecido às autoridades talibãs”.

As Nações Unidas já foram obrigadas a desmentir mais do que uma vez o Banco Central afegão e a negar que estes envios vão diretamente para o movimento fundamentalista.

A ONU garante que o envio de dinheiro é a forma mais rápida de promover a ajuda humanitária no país, graças à sua rápida distribuição entre as ONG’s locais, sem intermediários talibãs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.