O presidente executivo do BPI, Pablo Forero, já tinha anunciado na apresentação de resultados, que o banco lançava a primeira aplicação para smartphone que faz a agregação de saldos e movimentos de contas de outros bancos.
“Em breve, vamos poder fazer transferências entre contas dos mesmos titulares para outros bancos. Estamos a funcionar como uma fintech, antes delas”, dizia. O momento chegou: o BPI App já permite iniciar transferências em contas de outros bancos. Aquilo que é chamado de open banking designa a plataforma única para efetuar várias operações através de contas em diferentes instituições financeiras, constituída pelos serviços digitais do BPI.
“O BPI reforça a sua liderança em banca digital com o lançamento de uma nova funcionalidade que permite aos seus Clientes usar a BPI App e o BPI Net para iniciar transferências através das suas contas de outras entidades financeiras, no âmbito da diretiva PSD2”, escreve o banco em comunicado. Com esta funcionalidade, os clientes do BPI podem iniciar transferências na BPI App ou BPI Net e escolher qual a conta de onde querem realizar a transferência: as suas contas BPI ou contas em outros bancos.
“Ao aceder à opção ‘transferir’, o cliente pode escolher a conta; se escolher uma conta de outro banco, confirma a operação com as coordenadas do outro banco e o pedido é enviado para a respetiva instituição. O serviço, do lado do BPI, é gratuito; do lado do outro banco aplica-se o preçário aplicado por essa instituição financeira”, adianta.
O serviço destaca-se pela comodidade e simplicidade de fazer várias operações em diferentes bancos através de um único serviço digital: a BPI App ou o BPI Net. O objetivo é levar os benefícios do Open Banking aos Clientes do BPI, melhorando a sua experiência em todos os momentos de contacto com o Banco.
Recorde-se que o BPI também lançou recentemente um serviço que permite aos clientes do BPI consultarem as contas de outros bancos na BPI App. Paralelamente, o BPI continua a introduzir novas opções MBWay na app totalmente gratuitas para os clientes do banco.
O BPI anuncia ainda que os utilizadores regulares de banca digital do BPI sobem 7% num ano (junho de 2019 versus junho de 2018), totalizando 645 mil clientes. Só o número de utilizadores da BPI App cresceu 37% para 342 mil clientes utilizadores regulares.
O BPI investiu 200 milhões nos últimos três anos no desenvolvimento tecnológico e no retalho, revelou o CEO.
De acordo com os dados do BASEF (particulares), o BPI é líder na penetração do homebanking junto dos particulares. Dados do banco apontam para um total de 43% de clientes digitais ativos, entre empresas e particulares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com