[weglot_switcher]

Open call da AMPLA. Objetivo? Cinema para todos

Num altura em que há cada vez mais salas a fechar em Portugal, a magia do cinema passa também pela acessibilidade. Cinema para todos é o mote. As candidaturas decorrem até 15 de dezembro de 2025 e os resultados serão anunciados até 15 de janeiro do próximo ano.
Foto: Pedro Ribas/SMCS
17 Novembro 2025, 16h50

Estão abertas, até 15 de dezembro, as candidaturas à Bolsa AMPLA, uma iniciativa da AMPLA – Mostra de Cinema inclusiva, que tem por objetivo a produção de recursos de acessibilidade para duas obras cinematográficas portuguesas. A bolsa destina-se a uma longa-metragem e uma curta-metragem de produção ou coprodução nacional, estando prevista a sua estreia, em conjunto, nas salas portuguesas a partir do segundo trimestre de 2026.    

A iniciativa tem o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e pretende promover a acessibilidade no cinema português, através da produção de ficheiros de audiodescrição e legendas descritivas para os filmes selecionados, assim como da disponibilização destes recursos numa aplicação móvel que assegura o acesso nas salas de cinema e do acompanhamento técnico especializado por parte da equipa AMPLA.

“Queremos que a inclusão deixe de ser uma exceção e passe a ser parte natural da criação cinematográfica”, diz Rita Gonzalez, fundadora da AMPLA em comunicado enviado às redações. “A Bolsa AMPLA é um passo para que todas as pessoas tenham a possibilidade de viver a magia do cinema de modo justo e participativo”, sublinha a responsável.
Os vencedores serão divulgados até 15 de janeiro de 2026, através do site e das redes sociais da AMPLA, assim como por contacto direto com os responsáveis pelos projetos selecionados. Mais informações sobre a open call aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.