A OpenAI e a Advanced Micro Devices (AMD) anunciaram esta segunda-feira que firmaram um acordo de seis gigawatts para alimentar a infraestrutura de IA de próxima geração da empresa de Sam Altman, que poderá ainda garantir uma participação de 10% da fabricante de chips.
Sem surpresas, o mercado reagiu com otimismo ao negócio, com as ações da AMD a dispararem mais de 25% na negociação de segunda-feira.
“Esta parceria é um passo importante na construção da capacidade de computação necessária para cumprir todo o potencial da IA”, comentou Altman, cofundador e CEO da OpenAI, acrescentando, citado em comunicado, que “a liderança da AMD em chips de alto desempenho” permitirá à criadora do ChatGPT “acelerar o progresso e trazer os benefícios da IA avançada para todos mais rapidamente”.
A primeira fase de implantação de um gigawatt das GPUs AMD Instinct MI450 deverá ter início no segundo semestre do próximo ano.
“A forte liderança da AMD em sistemas de computação de alto desempenho e a pesquisa pioneira e os avanços da OpenAI em IA generativa colocam as duas empresas na vanguarda deste momento importante e crucial para a IA”, lê-se no comunicado conjunto das gigantes tecnológicas.
“A OpenAI trabalhará com a AMD como um parceiro de computação estratégico central para impulsionar implantações em larga escala da tecnologia AMD […]. Ao partilhar conhecimentos técnicos para otimizar os seus roteiros de produtos, a AMD e a OpenAI estão a aprofundar a sua colaboração multigeracional de hardware e software que começou com o MI300X e continuou com a série MI350X”, acrescentam.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com