A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou ainda mais a sua previsão para o crescimento da procura de petróleo por parte da China este ano devido à flexibilização das restrições adotadas durante a pandemia, deixando, porém, a estimativa global total constante devido a potenciais riscos de queda para o crescimento mundial, segundo a “Reuters”.
A informação consta do relatório mensal divulgado esta terça-feira pela organização, no qual refere que a procura mundial de petróleo em 2023 aumentará em 2,32 milhões de barris por dia (bpd), o que corresponde a uma subida de 2,3%.
As estimativas da OPEP para o aumento da procura chinesa de petróleo apontam para 710.000 bpd este ano, acima da previsão do mês passado de 590 mil bdp.
Apesar de uma procura mais rápida por parte da China poder fortalecer o mercado petrolífero, o colapso do Silicon Valley bank levou a uma quebra dos preços do petróleo.
O relatório refere, ainda, potenciais riscos de quebra da economia mundial devido ao aumento das taxas de juro.
“Os rápidos aumentos das taxas de juro e dos níveis da dívida global podem causar efeitos negativos significativos, e podem ter um impacto negativo na dinâmica de crescimento global”, explica a OPEP no mesmo documento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com