Edmundo González Urrutia, opositor venezuelano que reivindica vitória no ato eleitoral de 2024, chegou à Argentina no dia de ontem, sexta-feira, para se reunir com o presidente Javier Milei.
O encontro está agendado para este sábado, na Casa Rosada, e a comunidade venezuelana na Argentina foi convidada a juntar-se na Plaza de Mayo.
González planeia encontrar-se com líderes de direita da América Latina para angariar apoio de forma a regressar à Venezuela, onde pretende tomar posse do novo mandato presidencial em 10 de janeiro.
Nicolás Maduro, que se declarou vencedor na eleição de julho, deverá tomar posse para um terceiro mandato na próxima semana, mas o resultado não é reconhecido por vários países, incluindo a Argentina e o Brasil.
A visita de González ocorre num momento de enorme tensão na Venezuela, com as autoridades do país a oferecerem uma recompensa de 100 mil dólares por informações que levem à detenção do principal opositor de Maduro.
Após o encontro com Milei, Edmundo González seguirá para Montevidéu para se reunir com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou.
A relação diplomática entre Milei e Maduro está deteriorada, especialmente após a denúncia da Venezuela ao Tribunal Penal Internacional (TPI) pela prisão arbitrária de um militar argentino.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com