O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, considerou que os Estados Unidos, depois de terem elegerem Donald Trump como presidente, vão desistir do conflito que coloca a Ucrânia e a Rússia frente-a-frente.
As declarações do líder húngaro surgiram durante uma cimeira da União Europeia, que tem a Hungria como país anfitrião, de acordo com a “Reuters”.
Em declarações à comunicação social, Viktor Orbán disse que “os americanos vão desistir desta guerra, em primeiro lugar não vão encorajar a guerra”. O líder húngaro considerou que a Europa “não pode financiar” esta guerra sozinha, acrescentando que “alguns querem continuar a enviar enormes quantidades de dinheiro para esta guerra perdida”, mas que o número daqueles que se “mantém em silêncio e daqueles que continuam a argumentar que devemos nos ajustar a esta nova situação [situação política dos Estados Unidos], está a crescer”.
Importa lembrar que uma das promessas eleitorais de Trump era acabar com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia em 24 horas. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou conversas com o presidente-eleito dos EUA.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com